Presidente recebe apartes de apoio
Seis senadores apartearam o discurso com que o presidente do Senado, Jader Barbalho, anunciou medida legal que autorizará o Supremo Tribunal Federal (STF) a processá-lo, caso seja alvo de alguma denúncia. O senador Roberto Requião (PMDB-PR) definiu como acertada a iniciativa e disse que é no âmbito do Judiciário, dentro das regras processuais cabíveis, que denúncias devem ser tratadas.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) considerou da maior importância o discurso de Jader. Ele disse ter lido reportagem a respeito de possível acordo entre o presidente do Senado e Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), ressaltando que o discurso de Jader deixava claro que todos, no Senado, estão buscando a verdade.
Gilvam Borges (PMDB-AP) disse que Jader está combatendo o bom combate e lamentou a facilidade com que se lançam inverdades contra os outros. "Nós, que fazemos política, sabemos que quando alguém não tem rabo, se coloca", disse Gilvam, afirmando que Jader é um homem de coragem, que deixou claro em seu discurso que não existe e nem existirá acordo.
O senador Roberto Freire (PPS-PE) referiu-se ao projeto de resolução anunciado por Jader para sugerir que a suspensão da imunidade dos senadores para a instauração de processos no STF seja extensiva a todos.
- Em crime comum, essa Casa não tem o que discutir. Agora, no crime de opinião, essa imunidade deve continuar - disse ele.
Já Bernardo Cabral (PFL-AM) amparou-se na doutrina do Direito para dizer que os antecedentes criminais de uma pessoa não podem ser utilizados na apuração de ilícito que venha a cometer posteriormente. Ele quis dizer que o voto de censura a que Jader, juntamente com Antonio Carlos Magalhães, foi submetido no ano passado não deve ser considerado em eventual acusação de que acaso venha a ser alvo. Carlos Bezerra (PMDB-MT) também elogiou o pronunciamento do presidente do Senado.
02/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores manifestam, em apartes, seu apoio à causa e ao povo palestino
Patrícia Saboya recebe 20 apartes em seu primeiro pronunciamento
ACM recebe apartes de 23 senadores ao discurso que marcou seu retorno ao Plenário
Renan recebe presidente do COB e manifesta apoio a incentivo fiscal para o esporte
Presidente da CCJ recebe visita do vice-presidente do Paraguai
Presidente do Senado recebe presidente do Sonae