Presidentes de Câmaras pedem apoio de Tebet para emenda sobre autonomia de municípios



O presidente do Senado, Ramez Tebet, recebeu nesta terça-feira (4) uma comitiva de presidentes de Câmaras Municipais de várias capitais, que estavam acompanhados dos senadores Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) e Leomar Quintanilha (PFL-TO). Eles entregaram ao presidente a Carta de Goiânia e um anteprojeto de proposta de emenda à Constituição (PEC) para modificar o art. 29-A, que trata da questão da autonomia financeira e fiscal dos municípios brasileiros.

A carta é resultado de recente encontro dos presidentes das Câmaras Municipais das capitais e explica os motivos pelos quais os vereadores pedem a alteração da Constituição. De acordo com o documento, as modificações implementadas pela chamada Lei de Responsabilidade Fiscal vêm provocando diferentes interpretações quanto aos limites de gastos e despesas da Câmaras. Os vereadores alegam também que as mudanças, além de interferir na autonomia e independência dos municípios, têm gerado insegurança jurídica aos gestores públicos locais.

Os presidentes das Câmaras pediram o apoio de Tebet para a PEC que deve ser apresentada ainda este ano e que pretende excluir, para efeito do cômputo do total de despesas que cada município pode ter, os pensionistas e os encargos sociais, mantida a explicitação de que os inativos já estão excluídos desse cálculo. Da forma como está hoje na Constituição, o artigo fixa em 70% da receita do Legislativo o valor máximo a ser gasto com a folha de pagamento, sendo que as despesas com os inativos já estão excluídas, mas os gastos com os pensionistas e com os encargos sociais foram esquecidos. Ainda conforme os presidentes, os percentuais fixados atualmente resultaram na redução dos orçamentos das Câmara Municipais.

Os vereadores disseram ao presidente Tebet que ainda não definiram por qual Casa Legislativa a matéria dever começar a tramitar, mas o senador Eduardo Siqueira Campos recomendou que o Senado seja o primeiro a avaliar a PEC, por entender que a Casa pode imprimir um ritmo mais acelerado ao processo.

A Carta de Goiânia também define que os vereadores criarão um fórum permanente de presidentes das Câmaras Municipais das Capitais e marca uma nova reunião do grupo para março de 2002, em João Pessoa (PB).

04/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Odontólogos pedem a Tebet apoio a emenda constitucional

Vereadores pedem a Renan apoio à PEC que aumenta o número de representantes nas Câmaras Municipais

Ruralistas pedem apoio de Tebet para evitar veto

Grevistas da Previdência pedem apoio de Tebet para negociações

Deputados estaduais pedem apoio de Tebet para ampliação de prerrogativas

Presidentes de assembleias legislativas pedem a Sarney apoio a PEC que aumenta poder dos estados