Começa no Rio primeiro curso de Serviço Social para assentados do País
Começou esta semana o primeiro curso de graduação em Serviço Social voltado para assentados da reforma agrária de todo o País. Sessenta estudantes de quinze assentamentos do Brasil foram selecionados por meio de uma prova e farão o curso de cinco anos. A graduação faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) por meio de um convênio entre o Incra/RJ e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Existem cursos estaduais de Serviço Social, mas este é o primeiro de abrangência nacional no âmbito do Pronera. Teremos profissionais desenvolvendo seus projetos sociais em assentamentos de todo o País”, comemora a técnica responsável pelo Pronera no Incra/RJ, Rosane Rodrigues.
Durante o curso, cada período de quatro meses é dividido em dois módulos: um de 60 dias com aulas de manhã e à tarde e outro de mais 60 dias, no qual os alunos voltam a seus estados de origem. Durante as aulas no Rio de Janeiro, os estudantes ficarão alojados no bairro de Santa Teresa, no Centro de Acolhida Missionária do Colégio Assunção. Já na fase de campo, eles voltam aos assentamentos e são acompanhados por professores e equipes especializadas para avaliação e trabalhos dirigidos.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
21/03/2011 15:24
Artigos Relacionados
Primeiro curso de especialização a assentados começa em outubro, no MS
Fiocruz abrirá curso de especialização para assentados
Começa coleta de dados para mapear rede de atendimento social e assistencial do País
Serviço Florestal abre licitação para atender assentados na Caatinga
Primeiro selante biológico produzido no País começa a ser distribuído
Assentados participam de curso sobre uso de insumos naturais