Primeiro projeto de lei do ano prevê a substituição de pardais
Está mais do que comprovado que os "pardais", além de não prevenir acidentes, não possuem caráter educativo, são autênticas armadilhas instaladas com o intuito certeiro de penalizar com severas multas os condutores", esta foi a constatação do deputado estadual Elmar Schneider ao protocolar o primeiro projeto de lei do ano legislativo, PL 001/02, que prevê a substituição dos "pardais" por equipamentos conhecidos como "lombadas eletrônicas".
Schneider que sempre questionou a eficácia dos "pardais" em relação à prevenção e a conscientização no trânsito, explica que a substituição beneficiará tanto os motoristas quanto os pedestres por se tratar de um equipamento de fácil visualização, obrigando a redução da velocidade dos condutores. "A instalação indiscriminada destes controladores, geralmente escondidos no meio da vegetação, provocam uma grande revolta pois penalizam motoristas que na maioria dos casos nunca protagonizaram nenhum acidente", avaliou.
O parlamentar salientou que espera que o governo gaúcho se posicione de forma favorável à proposta, a exemplo dos estados vizinhos do Paraná e Santa Catarina que já adotam estas medidas. "Se pretendemos diminuir o número de acidentes e de mortes nas nossas estradas, de maneira séria e transparente, é preciso investir em mecanismos que eduquem e conscientizem os motoristas. O projeto poderá proporcionar esta discussão sobre a validade e a eficiência desta verdadeira "indústria das multas", concluíu.
02/15/2002
Artigos Relacionados
Plenário derruba veto ao projeto propondo substituição dos pardais por lombadas
Projeto que prevê substituição de redes aéreas de energia deve ser votado na quinta-feira
QUINTANILHA PREVÊ DIFICULDADE PARA A SUBSTITUIÇÃO DE MOTTA
Projeto de Sartori prevê que Procred pode ser recebido no primeiro semestre
Aprovado projeto que disciplina sinalização de pardais
Aprovado projeto que acaba com pardais no estado