Prioridade para idoso no desembarque em transporte público passa na CI



A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (6) projeto que altera o Estatuto do Idoso para assegurar preferência no desembarque de idosos no sistema de transporte coletivo, complementando a determinação legal vigente de preferência no embarque. A matéria vai à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), para votação em decisão terminativa.

De autoria do deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO), o PLC 84/2012 recebeu voto favorável do relator, senador Wilder Morais (DEM-GO). Atualmente, o desembarque de idosos no transporte coletivo é realizado pela porta por onde é feito o embarque, prática considerada pouco segura pelo autor da proposta.

Wilder Morais concorda, observando que o Estatuto do Idoso deixou sem proteção o desembarque das pessoas com mais de 60 anos. Para ele, quem entra deveria ceder a vez a quem sai, mas essa “regra básica de civilidade” não vem sendo cumprida.

– Infelizmente, o caos que impera no transporte coletivo das nossas cidades faz com que prevaleça a lei do mais forte em busca de um assento ou, muitas vezes, apenas de embarcar no veículo antes que sua lotação se esgote ou que as portas se fechem – disse.

Apesar de considerar “triste que o Brasil ainda precise legislar sobre algo que deveria ser um parâmetro mínimo de educação”, o relator considera necessária a aprovação do projeto para dar mais segurança aos idosos que utilizam o transporte público.



06/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Preferência de desembarque para idoso que usa transporte coletivo está na pauta da CI

Campanha protege idoso no transporte público

Sérgio Cabral propõe estatuto que garante ao idoso prioridade no atendimento público

Prioridade ao transporte público recebe apoio em debate no Senado

Idoso terá prioridade assegurada em lei para devolução do Imposto de Renda

Idoso, pessoas com deficiência, grávida e lactante têm prioridade para votar