Campanha protege idoso no transporte público



A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh) lança nesta terça-feira (15) a Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo é combater o desrespeito aos idosos usuários do transporte público. O lançamento marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

 

O transporte coletivo urbano e semiurbano foi escolhido como tema da campanha por ter sido alvo frequente de reclamações nos conselhos estaduais de Direitos do Idoso (CDI). Segundo a secretária executiva do CDI do Distrito Federal, Alzira Borba, o órgão recebe várias denúncias de que “o motorista não para porque sabe que o idoso não paga passagem ou, quando para, o usuário tem que ouvir piadinhas como 'Aí vem o 0800' ”.

 

Os usuários que forem discriminados ao usar transporte público podem denunciar o problema na empresa responsável ou no CDI de seu estado. É necessário anotar o número da linha, o horário e a data.

 

A Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa começa nas capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes. Serão afixados cartazes em ônibus e distribuídos folhetos informativos com orientações aos motoristas.

 

Fonte:

Agência Brasil

 

Saiba mais sobre ações do governo no Portal Brasil.



05/08/2010 03:23


Artigos Relacionados


Prioridade para idoso no desembarque em transporte público passa na CI

Francisco Dornelles elogia medida que protege empresas de transporte aéreo e marítimo

Especializada em transporte público urbano, Biblioteca do Metrô é aberta ao público

Gratuidade de transporte para idoso será discutida na CAE

CAE analisa novas opções de transporte gratuito para o idoso

Dia Nacional do Idoso é marcado por avanços na saúde, habitação, transporte e previdência