Problemas na suinocultura motivam reunião extra da Comissão de Agricultura



Encontro em Erechim marcará início das atividades da Subcomissão da Suinocultura, instalada em junho pela Assembléia Legislativa.

A crise enfrentada pela suinocultura gaúcha será debatida na reunião extraordinária que a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC) da Assembléia Legislativa realizará em Erechim, nesta segunda-feira, em conjunto com a Subcomissão da Suinocultura. O encontro, que será realizado a partir das 13h30min, no auditório do Sindicato Rural de Erechim, reunirá produtores e dirigentes de cooperativas e entidades do setor. A reunião será presidida pelo deputado Frederico Antunes (PPB), e contará com a presença do relator da Subcomissão da Suinocultura, Vílson Covatti (PPB), e também, do deputado Ivar Pavan (PT).

Já confirmaram participação na reunião o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Gilberto Moacir da Silva, e o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), José Adão Braun, entre outros. Os suinocultores gaúchos estão preocupados com os baixos preços recebidos pelo quilo do animal vivo e com a alta dos insumos, como milho, farelo de soja, premix e medicamentos, que têm o preço atrelado ao dólar, aumentando os custos de produção. Atualmente, o suinocultor recebe até R$ 1,15 pelo quilo do suíno vivo, sendo que o custo de produção alcança R$ 1,35.

A crise também pode ser creditada ao excesso de produção. As entidades do setor estimam que a oferta abundante de animais mantém ‘represado’ nas granjas do Rio Grande do Sul um excedente de 200 mil suínos para o abate, o que contribui para manter o preço mínimo do produto deprimido. “Vamos ouvir as reivindicações dos suinocultores e tentar encontrar soluções para a crise enfrentada pelo setor, porque a suinocultura é um setor extremamente importante para economia gaúcha’’, afirma o deputado Frederico Antunes.

A reunião vai marcar o início dos trabalhos da Subcomissão de Suinocultura, criada no final de junho para investigar os problemas da cadeia produtiva suinícola gaúcha. Os deputados que integram a subcomissão terão um prazo de 120 dias para apresentar o relatório final. O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de suínos do País, respondendo por 13,8% da produção. O maior produtor é o estado de Santa Catarina, seguido do Paraná.

08/12/2002


Artigos Relacionados


Suinocultura em debate na Comissão de Agricultura

Comissão de Agricultura analisa benefício à suinocultura

Antunes propõe debater problemas da suinocultura durante a Expointer

Comissão de Agricultura e bancada federal tratam problemas regionais

Dez pedidos para empréstimos externos motivam nova reunião nesta quarta-feira

Agricultura debate incentivos fiscais para a suinocultura