Procedimentos para importação de insumos pecuários estão em consulta pública



Os procedimentos para a importação de insumos pecuários estão em consulta pública, a partir desta quinta-feira (13), pelo prazo de 30 dias. O objetivo da norma, publicada no Diário Oficial da União (DOU), é garantir a segurança e a rastreabilidade dos produtos importados e comercializados no País destinados à alimentação animal e ao uso veterinário.

 
A proposta de Instrução Normativa traz os procedimentos relacionados à importação dos produtos em função da finalidade de uso como comércio, pesquisa, uso pelo criador e risco sanitário que cada produto pode oferecer.

 
“Os novos procedimentos visam simplificar e harmonizar as regras, dando agilidade às operações de comércio internacional sem, contudo, deixar de desempenhar o papel do Estado, no que tange salvaguardar a saúde e o bem-estar dos animais, bem como assegurar a qualidade e a inocuidade dos produtos importados e a segurança alimentar”, explica a diretora do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária, Maria Angélica Ribeiro.

 
Dados
No termo de importação, o profissional deverá informar dados como nome do produto, origem, procedência, número do registro/licença ou informar a identificação do cadastro, no caso daqueles dispensados de registro. Quando se tratar de produtos que contêm Organismo Geneticamente Modificado (OGM) ou seus derivados deverá conter o nome comum e científico e, quando disponível, o comercial. Além disso, é necessário identificar o evento de transformação genética do OGM.
 
Para a liberação de mercadorias para importação é necessária apresentação de documentações legais, como certificados sanitário de origem e de livre venda. As sugestões deverão ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários, Anexo A, sala 443, CEP: 70.043-900.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura

 



14/05/2010 10:05


Artigos Relacionados


Regras para fabricantes de insumos farmacêuticos passam por consulta pública

Lista de equipamentos para importação está disponível para consulta pública

Normas para produção de orgânicos estão em consulta pública

Normas para células-tronco estão em consulta pública

Medidas para erradicação de praga da videira estão em consulta pública

Resoluções para novo marco regulatório do etanol já estão em consulta pública