Processo inclusivo brasileiro é exposto em evento
O secretário de Ações Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros, apresentou para as delegações dos cinco países no Conselho de Think Tanks dos BRICS, no Rio de Janeiro, um resumo do estudo Understanding the Brazilian Process of Inclusive Growth (Entendendo o processo brasileiro de crescimento inclusivo, em tradução livre).
“Nele, mostro que o desenvolvimento social brasileiro foi alimentado pela evidência empírica, por conhecimento científico. Mas esse avanço é dramaticamente incompleto, precisamos progredir em muitos passos”, afirmou o secretário durante a exposição na noite desta segunda-feira, 17, no auditório do Museu de Arte do Rio (MAR).
O Conselho de Think Tanks e o Fórum Acadêmico dos BRICS, também no Rio, são organizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Paes de Barros expôs gráficos e mapas que comprovam a redução contínua da desigualdade no Brasil entre 2002 e 2012.
“Os programas de transferência de renda foram importantes, como em outras partes do mundo. Mas se fossem tudo o que o Brasil fez, teria sido pouco”, disse Barros , acrescentando que 52% do aumento da renda dos 35% mais pobres do país entre 2001 e 2011 deveram-se à elevação da renda do trabalho, e apenas 37% à transferência de recursos.
Fonte:
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
18/03/2014 14:42
Artigos Relacionados
Satélite Sino-Brasileiro será exposto na Feira do Jovem Empreendedor em SP
Evento discute cadeia do cacau brasileiro
Processo Eleitoral Brasileiro
Empresa incubada apresenta estudo sobre processo de compostagem em evento da Embrapa
Modelo brasileiro de extensão rural é apresentado em evento
Evento em Amsterdã promove setor de turismo brasileiro