Processo que autoriza aeronaves a voar está mais ágil, segundo Anac
Em nove meses, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reduziu em 88% o tempo médio entre a data da vistoria técnica da aeronave proposta pelo proprietário ou operador e a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade, documento obrigatório para que um avião ou helicóptero seja autorizado a voar. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (12), pela Anac.
Em outubro de 2009, o prazo médio entre a data proposta para a vistoria e a certificação superava dois meses de espera. Em julho de 2010, o prazo caiu para 8 dias. Segundo a Anac, as mudanças feitas visam reduzir a burocracia, padronizar o atendimento em todo o País e ampliar a transparência sobre os processos.
A agência está disponibilizando serviço de consulta das vistorias agendadas em seu site . Nos próximos meses, os usuários também poderão utilizar o serviço para agendar as vistorias pela internet. Atualmente, os proprietários e operadores solicitam a vistoria técnica em qualquer unidade regional da Anac.
No site da Anac também estão disponíveis informações sobre as vistorias, como os documentos e demais requisitos necessários, tanto para aeronaves novas quanto usadas. Após concluída essa etapa, se todos os requisitos da legislação foram cumpridos, é emitido o Certificado de Aeronavegabilidade que permite que a aeronave possa operar com segurança.
O Brasil possui cerca de 12,5 mil aeronaves, sendo 1,3 mil helicópteros. Nos últimos 10 anos, a frota brasileira cresceu 21,7%.
Fonte:
Anac
Saiba mais sobre infraestrutura no Portal Brasil.
17/08/2010 14:36
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner quer processo de adoção mais ágil
Projeto quer tornar processo penal mais ágil
Alvaro Dias diz que modernização do trabalho tornará processo legislativo mais ágil
Comissão de juristas defende simplificação para tornar processo civil mais ágil
Comissão de juristas retoma os trabalhos em busca de um novo Código de Processo Civil mais ágil
Anac autoriza mais de 1,2 mil voos extras para fevereiro