Procon-SP alerta sobre redução de juros
Órgão orienta consumidor sobre “pegadinhas” na divulgação das taxas pelos bancos
A Fundação Procon-SP detectou informações conflitantes e insuficientes sobre anúncios de redução de juros feitos pelos bancos Bradesco, HSBC, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. As disparidades dificultam ao consumidor a escolha da melhor opção entre as oferecidas.
Segundo o diretor executivo do órgão, Paulo Arthur Góes, as instituições serão notificadas pelo Procon-SP para provar a veracidade das informações colhidas nos sites e releases enviados para a imprensa.
Para Paulo Arthur, as informações divulgadas pelos bancos ainda estão muito confusas. Por isso, o consumidor deve ter o máximo de cuidado para trocar a instituição e renegociar sua dívida. “É preciso muita pesquisa e cautela, pedindo sempre informações claras e precisas do banco, até que se tenha a total compreensão e certeza para o próximo passo”, aconselha.
Outra questão que tem gerado dúvidas é a portabilidade de crédito, quando o consumidor transfere sua dívida com o banco para outra instituição com taxas mais atrativas, mantendo o número de parcelas a pagar. A operação está sendo confundida com o refinanciamento, que amplia o número e reduz o valor da parcela, porém, tem um custo total a pagar maior do que a dívida original.
O diretor do Procon-SP ressaltou que a orientação para o consumidor é que ele pesquise para escolher melhor, mas é obrigação das instituições financeiras informarem de forma clara e didática tudo sobre o produto que está sendo adquirido, incluindo dados sobre possíveis riscos e perdas no dinheiro aplicado.
Do Portal do Governo do Estado
05/14/2012
Artigos Relacionados
Procon-SP divulga pesquisa sobre juros bancários
FOGAÇA DEFENDE DEBATE SOBRE REDUÇÃO DAS TAXAS DE JUROS
Fundação Procon-SP divulga pesquisa sobre juros bancários
Fundação Procon esclarece sobre dispositivo de MP 1.963-7 (juros capitalizados)
Consumidor: Fundação Procon-SP divulga pesquisa mensal sobre juros bancários
Paim apresenta projeto sobre Estatuto do Idoso e defende redução da taxa de juros