Procurador diz que Banco Rural também foi usado para a evasão de divisas



Em depoimento à CPI do Banestado, nesta quinta-feira (24), o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima revelou que o Banco Rural também era utilizado pelo esquema montado em Foz do Iguaçu (PR) para a evasão de divisas por meio de contas de não residentes, chamadas de CC-5.

Embora não tivesse autorização especial do Banco Central para operar com as transportadoras de valores, disse o procurador, o Rural entrou no -esquema criminoso- quando começou a abrigar contas de -laranjas-. -O Banco Rural não esteve envolvido enquanto o esquema foi apenas do trânsito de valores por carros-fortes-, esclareceu.

Santos Lima afirmou que a estrutura inicial para evadir divisas por meio de carros-fortes que transitavam com os reais pela Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, era -relativamente simples- e envolvia cassinos, casas de câmbio e bancos com agências na região. Segundo o procurador, havia ramificações inexpressivas para outros pontos do país, como Belo Horizonte, mas a operação estava concentrada naquela fronteira.

Com o início das investigações pelo Ministério Público da União, em abril de 1997, e o pedido de fiscalização sobre os valores transportados por carros-fortes, apontou o procurador, o esquema foi se sofisticando. Ele contou que o trânsito de valores em espécie diminuiu e o -esquema começou a se valer dos laranjas nas operações com as contas CC-5-.

Santos Lima lamentou que o Ministério Público esteja sempre correndo atrás do ilícito. -Estamos hoje falando de um esquema de contas de laranjas que já não existe mais-, afirmou o procurador, que trabalhou em Foz do Iguaçu de 1995 a 1997, sendo depois transferido para a capital paranaense. Ele disse que atualmente as operações são muito mais sofisticadas e já foram detectadas em Blumenau (SC) e em Curitiba (PR).



24/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Procurador e delegado que investigaram evasão de divisas depõem na CPI do Banestado

Responsabilidade do Banco Central na evasão de divisas dividiu depoentes

Fica para 2011 votação do projeto que anistia evasão de divisas

Valadares diz que deve haver punição exemplar para responsáveis por evasão de divisas

Alvaro Dias apresenta requerimento para investigar evasão de divisas no futebol

CPI reunirá dados sigilosos para iniciar investigação sobre evasão de divisas