Valadares diz que deve haver punição exemplar para responsáveis por evasão de divisas



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) divulgou, na íntegra, o depoimento do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Adylson Motta, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada para apurar irregularidades das contas CC-5, por entender que a questão resultou em grandes prejuízos para o país, alegando necessidade de que o crime de evasão de divisas para paraísos fiscais deve ser desvendado para que ocorra exemplar punição dos culpados.

Em seu depoimento, Adylson Motta destacou que o papel do Tribunal limitou-se à fiscalização da ação do Banco Central, já que suas competências não incluem fiscalizar as operações financeiras específicas, matéria diretamente a cargo exclusivo do BC.

Segundo Adylson Motta, o TCU concluiu que o ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central Gustavo Franco e o ex-chefe do Departamento de Câmbio do Banco Central José Maria Ferreira de Carvalho foram responsáveis por autorizações que permitiram a remessa para o exterior de recursos no montante de R$ 15,5 milhões, no período de julho de 1996 a novembro de 1997.

Ainda segundo o relatório do ministro do TCU, citado pelo senador, as autorizações irregulares somente foram revogadas em 28 de dezembro de 1999, depois que já tinham sido remetidos para o exterior, por intermédio das contas CC-5, cerca de R$ 84 bilhões.

Ao finalizar seu depoimento, o ministro do TCU alertou para as dificuldades de identificação dos responsáveis por eventuais transações ilícitas e rastreamento e recuperação dos valores transferidos, devido ao fato das autorizações irregulares terem sido feitas sem registro adequado de origem, destino e finalidade dos recursos, observou Antonio Carlos Valadares. O ministro, que falou em audiência pública na CPI do Banestado, colocou os servidores do TCU a serviço da comissão para esse trabalho de identificação.



18/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Procurador diz que Banco Rural também foi usado para a evasão de divisas

Fica para 2011 votação do projeto que anistia evasão de divisas

Alvaro Dias apresenta requerimento para investigar evasão de divisas no futebol

CPI reunirá dados sigilosos para iniciar investigação sobre evasão de divisas

Ministro coloca a Polícia Federal à disposição para apuração de evasão de divisas

Ideli Salvatti pede urgência para instalação de CPI sobre evasão de divisas