Procuradores federais discutem avanços na gestão de benefícios do INSS



Mais de 120 procuradores federais de todo o País estarão reunidos nesta semana nas atividades da Reunião Nacional de Gestão Estratégica em Matéria de Benefícios. Até esta sexta-feira (28), os procuradores vão discutir os benefícios previdenciários, a atuação na área de gestão estratégica e os avanços da Procuradoria.

O encontro, promovido pela Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS), acontece em Santo Amaro da Imperatriz, município próximo a Florianópolis (SC).

Para o procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Miguel Ângelo Sedrez Junior, a Procuradoria e o Judiciário devem buscar cada vez mais integrar suas atividades, como forma de aprimorar os serviços do instituto. Na abertura das atividades da reunião, o procurador mostrou os dados mais recentes sobre as atividades de integração entre esses setores. Segundo ele, mais de 680 procuradores federais já visitaram 1.544 juízes, cerca de 77% da meta.

“Mas este deve ser um trabalho contínuo e, por isso, a importância de os procuradores mudarem sua postura e deixarem de reagir e passarem a agir. Com essa mudança, será possível dar o retorno merecido à sociedade e a cada segurado da Previdência”, enfatizou.

Estima-se que o INSS tenha hoje cerca de 5, 8 milhões de ações em juízo. A maioria dos processos está nos Juizados Especiais da Justiça Federal. “Apesar de os dados serem parciais, nos comprova que estamos no caminho certo. O momento agora é de definir estratégias de gestão em matéria de benefícios e focar na meta deste ano de garantir a eficiência da defesa judicial do INSS”, acrescentou.

As medidas de planejamento estratégico que serão discutidas nesta semana, afirmou o coordenador-geral de Matéria de Benefícios da PFE/INSS, Elvis Gallera Garcia, serão fundamentais para o aprimoramento do trabalho de cada procurador.

“Nossa meta é garantir a eficiência do trabalho dos procuradores, a redução da demanda judicial contra o INSS, além da eficácia no atendimento ao cidadão. A gestão estratégica influencia todo o processo, desde a ponta. Todos ganham com uma boa estratégia de trabalho”, avaliou.

Reunião

Nesta semana, os procuradores vão participar de cinco módulos de discussões. Nessas atividades, o objetivo é promover o intercâmbio de informações e a troca de experiências sobre a eficiência da defesa judicial do INSS, a solução consensual de conflitos, entre outros assuntos.

Também está previsto, na semana de discussões, um conjunto de oficinas onde os procuradores vão  debater as ações das procuradorias regionais e seccionais, além de apresentarem propostas que possam ser agregadas ao plano de atuação da PFE/INSS. 

 

Saiba mais sobre Previdência no Portal Brasil

Fonte:
Ministério da Previdência Social

 



25/05/2010 20:19


Artigos Relacionados


Procuradores confirmam jornada de servidores do INSS

Novos procuradores federais da AGU vão reforçar defesa de 156 autarquias

Procuradores asseguram restituição de benefício concedido por meio de fraude ao INSS

Procuradores federais invalidam ação de moradores contra Floresta Nacional de Brasília

Jornalista diz que procuradores e policiais federais estão entre as principais fontes da imprensa

Procuradores federais pedem ao Ministério da Fazenda investigação sobre alto preço dos automóveis