Procuradoria do RS descarta 40 mil documentos
A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria-Regional da União na 4ª Região (PRU4), descartou cerca de 40 mil documentos em papel. A iniciativa é da Subcomissão Permanente de Avaliação de Documentos da unidade e faz parte do programa de descarte de dossiês físicos.
O trabalho teve como foco os dossiês de processos eletrônicos do Juizado Especial Federal. As cópias de peças jurídicas, após analisadas, foram encaminhadas para descarte, enquanto os registros de importância documental foram, antes, digitalizados e inseridos no Sistema de Controle de Ações da União (Sicau).
A Subcomissão também examinou o arquivo-morto da unidade, que ocupava o depósito da Superintendência Regional de Administração (SAD). O presidente da Subcomissão, o arquivista Luís Paulo Alves, explicou que a carga documental estava arquivada há mais de 10 anos. "A maioria, dossiês e outros documentos administrativos sofreram com intempéries, alguns em estado de decomposição, mas todos devidamente registrados e passíveis de eliminação física", afirmou.
Destinação
Os documentos sigilosos foram triturados pelo presidente da Comissão. Os demais foram destinados, por meio de parceria da SAD com Departamento Municipal de Limpeza Urbana, à Associação dos Trabalhadores da Unidade de Triagem do Hospital São Pedro (ATUT) para reciclagem. A entidade, sem fins lucrativos, reverte o material em renda para os colaboradores.
Vinculada à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, a Subcomissão, composta por servidores e advogados da União, tem como finalidade a avaliação constante da documentação gerada na unidade. Fazem parte Elisete Maria de Almeida, Léa Maria Guimarães Rocha, Rodrigo Leal Rospa, como titulares, e Daniel Antônio Dias Pinheiro e Sandra de Cássia Vieceli Jardim, como suplentes.
A PRU4 é unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU). A SAD, uma unidade da Secretaria-Geral de Administração (SGA). A PGU e SGA são órgãos da AGU.
Fonte:
27/12/2013 12:34
Artigos Relacionados
CPI do Cachoeira encerra trabalhos e abre documentos para a Procuradoria
Renan pediu à Procuradoria da República investigação sobre documentos
Sarney descarta renúncia
Andres descarta nova CPI
Programa do PT descarta ruptura
Sarney descarta convocação extraordinária