Procuradorias criam Colégio de Consultoria no TO



Atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou a criação do Colégio de Consultoria no estado do Tocantins, que vai promover melhoria na execução das atividades de consultoria e assessoramento jurídicos destinados às autarquias e fundações públicas.

Criado na região graças a experiência de sucesso da Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5) no assunto, o Colégio também pretende buscar uma maior integração entre as procuradorias e as autarquias e fundações públicas representadas pelas unidades da AGU. 

As procuradorias destacaram que a implantação do colegiado visa identificar questões jurídicas relevantes e divergências entre entes da administração pública federal que possam ser objeto de conciliação. De acordo com as unidades da AGU no estado, a ideia é promover seminários, reuniões e workshops que irão expandir os conhecimentos e capacitam dos servidores integrantes das entidades assessoradas. 

Já os procuradores federais avaliam que a criação do colégio é de grande valia, pois possibilitará o diagnóstico dos órgãos de execução da PGF no Tocantins sobre a autuação no consultivo e da real necessidade de colaboração.

Através da Procuradoria Federal no estado do Tocantins (PF/TO), farão parte do Colégio, as Procuradorias Federais Especializadas junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (PFE/Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (PFE/Incra), Fundação Nacional do Índio (PFE/Funai) e as Procuradorias Federais junto à Universidade Federal do Tocantins (PF/UFT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (PF/IFET), unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

 Fonte: Advocacia-Geral da União



19/03/2014 19:46


Artigos Relacionados


Procuradorias confirmam que cobrança de autarquia inferior a R$ 10 mil não pode ser extinta

Procuradoria da AGU no interior de SP representará judicialmente 155 autarquias e fundações

AGU garante aplicação de provas do concurso do INSS

Novos procuradores federais da AGU vão reforçar defesa de 156 autarquias

No MA, Justiça determina desocupação de área indígena

Ação da AGU anula registro de marca parecida com a do INSS