Produção de peixes integrada à agricultura pode receber incentivos



Proposta para incentivar o uso integrado dos recursos naturais na atividade de aquicultura conjugada à agricultura encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O projeto (PLS 341/2013), de Benedito de Lira (PP-AL), inclui na lei que estabelece a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca (Lei 11.959/2009) a atividade de produção de peixes integrada à de vegetais, de forma que haja ganhos para as duas atividades - como transformação de alimentos, gestão de resíduos, utilização da água e geração de combustível.

Entre os benefícios propostos pelo PLS aos produtores, estão a dispensa do licenciamento ambiental para empreendimentos de pequeno porte, prioridade na concessão e renovação de outorga de direitos de uso de recursos hídricos e isenção da cobrança pelo uso de recursos hídricos para agricultores familiares. Também incentivos fiscais, crédito rural diferenciado e prioridade ao agricultor familiar praticante da aquicultura conjugada com a agricultura para fornecimento de produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O relator, Blairo Maggi (PR-MT), apresentou parecer favorável ao projeto, com uma emenda. Segundo Blairo, além dos recursos naturais como solos e águas interiores, superficiais e subterrâneas, a conjugação das atividades permite o uso integrado de infraestrutura de capital, incluindo lagoas artificiais, açudes, barragens, poços artesianos, canais, tubulação e bombas. “As vantagens econômicas e ambientais da sinergia entre essas duas atividades são bem conhecidas e inegáveis”, afirma.

Blairo Maggi destaca que a legislação tributária deverá ser alterada para incentivar a atividade, por iniciativa parlamentar ou do Poder Executivo. A emenda apresentada pelo relator busca adequar a proposição ao Novo Código Florestal. Para isso, ele sugere definir como beneficiários da dispensa do licenciamento ambiental a pequena propriedade ou a posse rural familiar.

Da CAE, o projeto seguirá para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em decisão terminativa.



17/01/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Agricultura debate parceria de produção integrada

Literatura de cordel pode receber incentivos da Lei Rouanet

Região da Sudene pode receber incentivos para instalação de refinarias

Cartilha sobre produção orgânica e agricultura sustentável já pode ser acessada

Projeto promove a produção de peixes em tanques-rede

Brasil investe em monitoramento ambiental da produção de peixes