Literatura de cordel pode receber incentivos da Lei Rouanet



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (2) projeto do senador Efraim Morais (DEM-PB) que altera a Lei Rouanet (Lei 8.313/91) para incluir a literatura de cordel entre os segmentos beneficiados com dedução de imposto de renda devido sobre quantias destinadas a doações e patrocínios. Efraim justificou a iniciativa (PLS 232/06) como um esforço para reverter as dificuldades que os autores de cordel estão encontrando para publicar suas obras.

- Por um lado, há no Brasil os conhecidos obstáculos a edições impressas de qualquer natureza; por outro, há o fato de os cordelistas serem, geralmente, pessoas simples, de reduzido poder aquisitivo - foi como Efraim explicou a redução do mercado para o cordel.

O senador João Tenório (PSDB-AL) situou a literatura de cordel entre as manifestações mais autênticas da cultura nordestina. Segundo ele, o grande mérito da proposta é explicitar a importância dessa literatura no contexto da própria cultura nacional, fato que a faz merecedora dos benefícios fiscais. Ele aproveitou para criticar as distorções na distribuição regional dos incentivos da Lei Rouanet e defender uma revisão da legislação.

- Os percentuais do Nordeste têm sido absolutamente insignificantes. A região não dispõe de um lobby mais importante e por isso tem sido prejudicada - disse.

A denominação desse gênero literário deve-se à tradicional forma de exibição dos livretos, que são estendidos em cordas em feiras e praças do Nordeste. Na justificação do projeto, Efraim registra que a literatura de cordel remonta à antiguidade. Introduzida por volta do século XVI na Península Ibérica, o gênero acabou se transportando ao Brasil, onde fincou raízes principalmente no Nordeste, num processo de "genuína identidade com a região", como destacado pelo senador.

A proposta ainda passará pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para seguir depois à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde receberá decisão terminativa.

Gorette Brandão e Rita Nardelli / Agência Senado 



02/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto inclui a literatura de cordel na Lei Rouanet

Literatura de cordel poderá ser beneficiada por Lei Rouanet

Música regional poderá receber incentivos da Lei Rouanet

CCT pode analisar projeto que autoriza rádio comunitária a receber recursos da Lei Rouanet

Prorrogadas inscrições para o prêmio de literatura de cordel

O programa “Entrelinhas”, da TV Cultura, desvenda a literatura de cordel