Produtor de café agora tem prazo até junho para obter crédito no mercado futuro
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na quinta-feira (27) a ampliação do prazo de contratação da linha de financiamento destinada à compra de contratos de venda no mercado futuro de café. A linha, criada no ano passado, estava com a data de vencimento para 1º de dezembro de 2010 e foi prorrogada para 30 de junho de 2011.
“Como o preço do café está bom tanto no spot como no mercado futuro e ainda há demanda por essa linha, nós resolvermos postergar o prazo”, explicou o secretário-adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt.
O secretário ressaltou, ainda, que o Ministério da Fazenda está com planos de transformar esse crédito numa linha permanente. “Quanto mais os produtores conseguirem se lastrear no mercado futuro, menos problemas nós teremos no momento da safra”.
Outra medida alterada no âmbito do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) foi a prorrogação do prazo para as indústrias brasileiras utilizarem o recurso do fundo, via Fundo de Aquisição de Café (FAC), para a compra dos estoques públicos de café. O prazo passou de 30 de janeiro para 30 de abril. Segundo Bittencourt, hoje existem 486 mil sacas de café, das safras de 1987 a 1999.
O conselho também abriu linha de crédito de investimento para a recuperação de lavouras de café atingidas por granizo em Minas Gerais, a partir de 1º de outubro do ano passado. Cada produtor terá R$ 400 mil de limite de empréstimo com prazo de pagamento de seis anos. O fundo tem R$ 40 milhões disponíveis para a concessão do crédito. O novo prazo é até 30 de abril deste ano.
Fonte:
Ministério da Fazenda
24/02/2011 18:08
Artigos Relacionados
Raupp pede crédito a tempo para que produtor se beneficie da alta de preços do café
Micro e pequenos empresários ganham mais facilidades para obter crédito
Novo processo para obter crédito da Finep entra em vigor na quarta-feira (2)
Consumidor terá prazo maior para obter descontos da tarifa social na conta de energia elétrica
Focus: mercado reduz de novo a estimativa da inflação em 2012, agora para 5,42%
Seminário aponta caminhos para acesso do produtor rural ao mercado externo