Produtores recebem 290 toneladas de sementes em Sergipe
Estima-se que a produção total seja de 30 mil toneladas, e a receita bruta de R$ 15 milhões
Sementes certificadas de arroz, para cultivo na safra de verão 2012/2013, foram doadas esta semana para produtores dos perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, em Sergipe, em uma parceria da Companhia de Desenvolvimento Dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o governo do estado. No total, foram 290 toneladas de sementes distribuídas. A expectativa é de que os perímetros superem o sucesso da safra anterior, em que alcançaram recorde nacional de produtividade média de 9 toneladas por hectare.
Das 290 toneladas de sementes doadas, 190 foram para o perímetro de Betume, 70 para o de Cotinguiba/Pindoba e 30 para o perímetro de Propriá. As variedades adquiridas foram Epagri 109, SCSBRS Tio Taka e SCS 114 Andosan, recomendadas pela equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) dos perímetros.
A estimativa é que as sementes, que possuem alto potencial produtivo e pacote tecnológico definido pela equipe de Ater dos perímetros, alcancem uma produção total de 30 mil toneladas, com a geração de uma receita bruta de R$ 15 milhões, afirma o chefe da Unidade de Apoio à Produção da Codevasf, engenheiro agrônomo Ricardo Martins.
Pela parceria firmada, o governo do estado de Sergipe fica responsável pela aquisição das sementes, e à Codevasf cabe a seleção dos agricultores, disponibilização dos locais para armazenagem das sementes e prestação de assistência técnica ao processo produtivo e à condução dos cultivos.
Leia mais:
Plano de superação da extrema pobreza completa um ano
Regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal terão inclusão produtiva rural
Agricultores familiares de Pernambuco receberão mais investimentos do Plano Safra
Fonte:
Codevasf
17/08/2012 18:26
Artigos Relacionados
Especialistas e produtores analisam concentração no mercado de sementes
Especialistas e produtores analisam concentração no mercado de sementes
Feira de sementes reúne produtores e pesquisadores em Alto Paraíso
Agricultores do Baixo Parnaíba recebem sementes adaptadas ao clima da região
55 mil toneladas de milho foram adquiridas para abastecer produtores do Nordeste
Técnicos e produtores de Sergipe podem aprender sobre avicultura alternativa