Produtos em formato de cigarro, destinados a crianças e adolescentes, serão proibidos



O projeto de lei que proíbe brinquedos e outros produtos destinados ao público infantojuvenil que imitem cigarros foi aprovado nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). Se nenhum parlamentar apresentar recurso para que a matéria seja votada no Plenário da Casa, o projeto (PLC 17/2010) irá diretamente à sanção presidencial.

VEJA MAIS

Para quem não respeitar a proibição, o texto determina a seguinte punição: apreensão do produto e multa de R$ 10 por embalagem, valor que será duplicado a cada reincidência.

A autoria da proposta é do já falecido deputado Clodovil Hernandes. Mas, conforme ele mesmo havia destacado, a iniciativa foi uma reapresentação de um projeto da ex-deputada Vanessa Felippe. Assim como ela, Clodovil argumentava que é necessário proteger as crianças contra a exposição a qualquer tipo de produto que induza ao tabagismo.

Relatora da matéria, a senadora Ana Rita (PT-ES) concorda com tais argumentos. Ela observa que crianças e adolescentes são, em geral, mais suscetíveis às sugestões de propagandas e produtos, “por ainda não estarem plenamente equipados com o discernimento que caracteriza a maturidade”. E ressalta que “muitos dos hábitos da vida adulta são formados ou adquiridos ao longo da adolescência”.

Ana Rita lembra que já existem restrições legais a produtos que imitem cigarros, mas esclarece que essas restrições, fixadas em normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), limitam-se aos alimentos.

Antes de passar pela CDH, o projeto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados (onde tramitou sob a forma do PL 255/2007) e em outras comissões do Senado. A CDH rejeitou emenda apresentada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



23/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sancionada lei que proíbe produtos em formato de cigarro

Vigilância apreende 31,4 toneladas de produtos proibidos em bagagens em 2009

Provas teóricas para 1ª habilitação na capital serão no formato eletrônico

Editais de licitações serão divulgados pela internet no formato integral

Aprovada proibição de produtos infantis em forma de cigarro

CAE vota projeto que proíbe produtos em forma de cigarro