Professores brasileiros planejam instalação de incubadora em cooperativismo em Benim



Professores dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Acre, da Bahia e de Brasília estarão em Benim (África), até a próxima segunda-feira (8), para planejar a instalação de uma incubadora em cooperativismo e agroecologia no Lycée Agricole Medji de Sékou (Lams). A iniciativa faz parte de um acordo firmado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação brasileiro (Setec) com o governo do país africano, intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O acordo de cooperação técnica prevê o desenvolvimento de atividades em áreas consideradas prioritárias, como saúde e agricultura. Brasil e Benim se comprometeram também a analisar outros setores de interesse para a criação de projetos. No ano passado, o governo beninense pediu ao governo brasileiro o envio de missão para prospecção e identificação de áreas de atuação para o desenvolvimento daquele país.

A formação profissional e tecnológica nas áreas de cooperativismo e de agroecologia surgiu como principal demanda. Grande parte do que é produzido no Benim provém da agricultura familiar, por isso há a necessidade de fortalecer as bases para o melhor aproveitamento dos recursos existentes e o aumento da produtividade. 

Os professores Breno Carrillo (Acre), Alex Cypriano (Bahia) e Vânia Pimental (Brasília) vão atuar como multiplicadores da incubadora de cooperativas e ajudar na formação de empreendimentos. O projeto prevê missões de acompanhamento das cooperativas e aquisição de equipamentos.


Benim

O Benim, no oeste da África, tem aproximadamente nove milhões de habitantes. Foi colônia francesa até 1960, quando conseguiu a independência. Segundo dados das Nações Unidas, o analfabetismo atinge mais de 60% da população. O índice de desenvolvimento humano (IDH) é considerado muito baixo (0,492). 

 

Fonte:
Ministério da Educação



03/11/2010 16:51


Artigos Relacionados


Unicamp: Incubadora recebe inscrições para curso de cooperativismo

AGU valida licitação para instalação de câmeras de segurança nos estádios brasileiros

Serys Slhessarenko homenageia professores brasileiros

Serys Slhessarenko homenageia professores brasileiros

Papaléo homenageia os professores e médicos brasileiros

Mozarildo pede maior valorização dos professores brasileiros