Professores deverão ter dedicação exclusiva



Ao estabelecerem os planos de carreira do magistério público, os poderes públicos competentes instituirão o regime de dedicação exclusiva para os docentes da educação básica, segundo determina o Projeto de Lei do Senado (PLS) 4/08, aprovado nesta terça-feira (11), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

VEJA MAIS

O projeto tem como autores os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Augusto Botelho (PT-RR). Segundo a proposta, os sistemas de ensino facultarão aos atuais ocupantes de cargos de docentes a opção pelo regime de dedicação exclusiva. Os docentes que se enquadrarem no regime de dedicação exclusiva, ainda de acordo com o projeto, receberão remuneração nunca inferior a 70% da recebida por professores de instituições federais de educação superior com titulação equivalente.

Segundo o voto apresentado pelo relator da matéria, senador Gerson Camata (PMDB-ES), o projeto é "plenamente consentâneo com o imperativo moral de valorização, no Brasil, do magistério público, em todos os níveis".

A comissão aprovou ainda dois requerimentos. O primeiro deles, de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), solicita a realização de audiência pública para debater o "excessivo endividamento" de estudantes que optaram pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o senador, muitos estudantes não têm conseguido pagar os empréstimos contraídos devido aos altos juros cobrados pelo programa.

O segundo requerimento aprovado é de autoria do senador Flávio Arns (PT-PR), presidente da comissão. O requerimento solicita o apoio da CE à realização do projeto "O Poder Legislativo Fazendo Parte do Time da Copa de 2014", a ser organizado pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

Marcos Magalhães / Agência Senado



11/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dedicação exclusiva de professores não é para agora, diz representante do MEC

Dedicação exclusiva de professores requer medidas complementares, defendem especialistas

CE discutirá proposta de Cristovam de regime de dedicação exclusiva para professores da educação básica

Pavan diz que horas extras favorece dedicação exclusiva

VOLTA A DEDICAÇÃO EXCLUSIVA PARA A GRATIFICAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Professor que descumpriu regime de dedicação exclusiva deverá devolver adicional