Profissionais da educação pedem que sejam mantidos recursos orçamentários da área



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, recebeu, na manhã desta quinta-feira (14), o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor Ivonildo Rego, e dirigentes de dez entidades representantes da área educacional, em busca de garantias de que o Legislativo não cortará, na revisão do Orçamento de 2008, recursos destinados ao ensino.

- No que depender de mim, haverá garantia de continuidade desses recursos. A qualquer sinal vermelho, meu compromisso é com a luta para que não haja cortes nessa área - assegurou o presidente do Senado, ao final da conversa.

Embora não acredite que o governo seja capaz de cortar recursos para a educação, o reitor observou que os temores sempre existem, visto que o Orçamento de 2008 está em fase de revisão. Ele reconheceu avanços na política do governo para a área, assim como todo um sentimento favorável a investimentos no ensino, mas ainda acha a situação temerária.

- O orçamento está sendo refeito e há previsão de cortes. Nossa preocupação é preservar os recursos já previstos e evitar retrocessos. Entendemos que é imprescindível que os recursos para educação não sejam submetidos a restrições, cortes e contingenciamentos. Recursos para a educação não podem estar submetidos a conjunturas - afirmou o reitor, à saída do encontro.

Durante a audiência, Garibaldi Alves explicou que, quando não há recursos, não há por que priorizar investimentos em área nenhuma. Mas, em sua opinião, essa não é a situação enfrentada no momento pelo Brasil, mesmo com a falta dos recursos antes propiciados pela cobrança da CPMF. Garibaldi se referiu ao aumento na expectativa de arrecadação tributária para este ano, para constatar que não há razão para cortar cifras destinadas ao ensino.



14/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


JONAS PINHEIRO PEDE QUE SEJAM MANTIDOS VALORES PARA A SAFRA

Governo confia no Congresso para que vetos ao Código Florestal sejam mantidos, afirma AGU

Aloysio Nunes quer recursos do pré-sal sejam investidos em educação

Febem: Fundação realiza o IV Simpósio de Educação Física e Esporte para profissionais da área

Entidades pedem recursos do petróleo para educação e ciência

Ministério e entidades ligadas à educação pedem fim da desvinculação de recursos