Programa Bandeira Azul renovada certificação ambiental de praia e marina do Brasil
A praia do Tombo, no Guarujá (SP), e a Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ) tiveram suas certificações ambientais renovadas pelo júri internacional do Programa Bandeira Azul, depois de cumprirem 32 critérios relacionados à proteção e atitudes voltadas à preservação do ambiente costeiro.
A praia paulista e a marina fluminense são os únicos locais no Brasil onde a bandeira azul, que simboliza o programa, continuará hasteada por mais um ano – até 2012. “Os critérios para a certificação são rigorosos, mas várias praias brasileiras estão se preparando para obter o selo”, explica Marinês Scherer, do Instituto Ambiental Ratones (IAR), entidade que coordena o programa Bandeira Azul no Brasil.
Os critérios necessários para a certificação são subdivididos em quatro categorias: educação e informação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental e de equipamentos e segurança e serviços. O júri avalia, por exemplo, a existência de placas informativas em toda a praia, rampas de acesso a cadeirantes, banheiros, limpeza e atividades educacionais, entre outras.
O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental presente em 46 países. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com sede na cidade de Copenhagen, Dinamarca. O júri nacional é composto pelo Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Patrimônio da União, ONGs e entidades relevantes do setor privado de praias e marinas.
Fonte:
Ministério do Turismo
07/10/2011 15:25
Artigos Relacionados
Praias brasileiras podem receber certificado de Bandeira Azul
No Brasil, programa tenta salvar arara-azul-de-lear da extinção
País tem novo destino com certificação ambiental
Certificação ambiental poderá definir licitação
Arenas da Copa 2014 terão certificação ambiental
Codevasf conquista categoria máxima em certificação ambiental de ONG