Programa da Rádio Senado Ondas Curtas revela os serviços ambientais prestados pelos morcegos
O morcego é um animal detestado pela maioria das pessoas. Geralmente provoca medo e asco e historicamente é associado ao demônio. Entretanto, uma única espécie no Brasil merece preocupação, o desmodus rotundus, que chupa sangue de mamíferos e até do homem e pode transmitir a raiva. Mas existem dezenas de espécies de morcegos que prestam relevantes serviços ambientais - polinizam flores, dispersam sementes e comem insetos que infestam as lavouras ou que transmitem doenças, como os mosquitos transmissores da febre amarela, da dengue ou da malária.
Como se proteger do desmodus rotundus e os serviços ambientais prestados pelas outras 167 espécies de morcegos que ocorrem no Brasil é o tema do próximo Sintonia Ambiental, que vai ao ar nesta quinta-feira (21), às 7 horas da manhã. O programa entrevista os biólogos Wilson Uieda e Angelika Bredt que estão lançando o livro Plantas e Morcegos, que trata da contribuição desses animais na recuperação de áreas degradadas e na formação da paisagem urbana.
Sintonia Ambiental vai ao ar pela Rádio Senado Ondas Curtas, com reprise aos domingos, dentro do Programa O Senado é Mais Brasil. A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros. O programa está disponível também na internet.
20/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
RÁDIO SENADO EM ONDAS CURTAS
RÁDIO SENADO EM ONDAS CURTAS
Rádio Senado começa transmissões em ondas curtas
Parceria com Radiobrás coloca Rádio Senado em Ondas Curtas
Senadores destacam importância da Rádio Senado em ondas curtas
Ameaçado de extinção, pau-brasil tem seu dia celebrado na Rádio Senado Ondas Curtas