Programa educacional pretende inserir 100 mil mulheres no mercado de trabalho
Cerca de 100 mil mulheres em situação de risco social serão inseridas no mercado de trabalho até 2014. A estimativa é do programa Mulheres Mil, que será lançado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (11). Implantado em 2007, atendeu 1 mil mulheres em 13 estados do Norte e Nordeste. Agora, será efetivado em todo o País.
O Mulheres Mil foi criado em parceria com universidades (colleges) canadenses, com o objetivo de oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Com este programa, mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda.
As beneficiárias do programa são mães solteiras, ou chefes de família, que não tiveram oportunidade de estudar e nem de ser inseridas no mercado formal. Em algumas instituições, chega a 80% o índice de beneficiárias empregadas após participar do projeto piloto. Este é o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
“Da nossa primeira turma, 21 alunas fizeram estágio e 17 delas foram efetivadas. É um trabalho de formiguinha, a gente vai e procura bares, restaurantes e hotéis e apresenta o projeto para eles”, conta Maria Tereza Fabbro, gestora do programa no estado.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2009 mostram que, entre 2001 e 2009, o percentual de famílias chefiadas por mulheres aumentou de 27% para 35%, o que representa 22 milhões de famílias. Além disso, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), em 2007, dos mais de 9 milhões de trabalhadores à procura de emprego, apenas 1,6 milhão possuíam experiência e qualificação profissional.
Fonte:
Ministério da Educação
11/08/2011 10:15
Artigos Relacionados
PROJETO PRETENDE INSERIR APRENDIZES NO TRABALHO
Lúcia Vânia propõe medidas para inserir idosos no mercado de trabalho
Nova Chance quer inserir no mercado de trabalho pessoas acima dos 40 anos
Mulheres no mercado de trabalho é tema do programa Brasileiras deste mês
INSS e governo do RS assinam parceria para inserir portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho
Evento pretende potencializar inserção de jovens no mercado de trabalho