Programa nacional de irrigação para o Semiárido será lançado em setembro



O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse nesta quarta-feira (27), que o Programa Nacional de Irrigação para o Semiárido, cujo objetivo é aumentar em 200 mil hectares a agricultura irrigada do País, deve ser lançado em setembro. A informação foi dada durante a inauguração do novo sistema de irrigação do Perímetro Mandacaru, em Juazeiro (BA), que agora será irrigado por gotejamento e aspersão.

No evento, Fernando Bezerra antecipou os principais eixos do Programa de Irrigação, que será anunciado pela presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (29), durante o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o ministro, a agricultura irrigada é a atividade econômica que trouxe os melhores resultados para o País, superando setores como a indústria automotiva e a naval. A irrigação emprega 550 mil trabalhadores e gera R$ 500 milhões em impostos por ano.

De acordo com o ministro da Integração, as quatro vertentes da nova política de irrigação para o Semiárido passarão pelo choque de gestão nos perímetros já em funcionamento, ampliação de áreas irrigadas, criação de novos perímetros como o Canal do Sertão Pernambucano até a classificação Perímetro de Interesse Social. “Este último eixo é voltado para os perímetros pequenos (de até 1.500 hectares), como o Bebedouro, em Petrolina, e o Mandacaru, em Juazeiro. Vamos investir fortemente na melhoria das condições de operação”, frisou.

O método de irrigação pressurizado por gotejamento e microaspersão, implantado no Perímetro Mandacaru com investimentos de R$ 3,2 milhões, será aplicado em todos os perímetros públicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Franciso e do Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

O ministro Fernando Bezerra antecipou que, ainda este ano, o novo sistema será implantado em mais dois perímetros da Bahia, Maniçoba e Curaçá, e em breve no Bebedouro, em Petrolina.

Estudos da Codevasf mostram que o sistema pressurizado reduz em 53% o consumo de água nos lotes irrigados e em 36% os custos com energia elétrica. Outra vantagem está relacionada aos impactos ambientais, com a diminuição dos processos erosivos e de salinização do solo.


Fonte:
Codevasf



28/07/2011 17:25


Artigos Relacionados


Programa de autorregularização para o Simples Nacional é lançado

Programa que promove igualdade de oportunidade para mulheres será lançado na 3ª

Programa Passe Livre para Deficientes será lançado na Assembléia

Dilma reúne ministros para discutir irrigação de cana no Semiárido

Programa para melhorar qualidade da educação no campo será lançado na terça-feira (20)

Jarbas Vasconcelos pede projetos de irrigação e políticas de crédito para o semiárido nordestino