Programa pretende ampliar eventos esportivos com povos indígenas



Os povos indígenas ganharam maior espaço das políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério do Esporte em 2011. A tendência, para 2012, é que esse espaço se amplie ainda mais, com o aumento previsto para a versão específica do Programa Esporte e Lazer da Cidade para essa população - o Pelc Indígena. Após a realização da 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, em novembro, no Tocantins, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo anunciou a intenção de transformar os jogos em evento internacional, criando os Jogos Mundiais Indígenas.

“O Ministério do Esporte tem o desafio de valorizar esses eventos não somente como prática esportiva, mas cultural e social”, afirmou o ministro, logo após se reunir com Marcos Terena, diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, pouco antes da realização dos jogos. Rebelo reiterou o compromisso com a formação do Esporte Tradicional Indígena, inclusive com ações programáticas do Ministério do Esporte, a ampliação das próximas edições dos jogos, em termos de infraestrutura e participação indígena, e a busca de alternativas de presença dos jogos em outros eventos do calendário tradicional esportivo.

Jogos Indígenas

A 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas foi realizada com apoio do Ministério do Esporte na Ilha Real, em Porto Nacional (TO), entre 5 e 12 de novembro e reuniu aproximadamente 1.400 índios e um número recorde de 39 etnias nacionais. Foram oito dias de disputas esportivas de modalidades tradicionais, de fórum social, com debates, e de exposições de artesanatos confeccionados ao longo dos últimos dois anos.


Programa

Este ano, o Programa Esporte e Lazer da Cidade investiu na versão criada para atender as comunidades indígenas brasileiras. A ação do Ministério do Esporte apresenta o lazer com formato diferente, adaptado de acordo com a realidade nativa. Em 2012, a ideia é ampliar o programa.

O Pelc tem o objetivo de valorizar essas tradições, dentro dos princípios éticos das tribos, para alcançar uma melhor qualidade de vida, resgatando assim a identidade de cada povo.

 

Fonte:
Ministério do Esporte

 



30/12/2011 16:07


Artigos Relacionados


Programa de voluntariado incentiva brasileiros a participarem de eventos esportivos

Brasília lança programa de saúde para trabalhadores e turistas em eventos esportivos

Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas

Confira os eventos esportivos deste fim de semana

Comissão debaterá segurança nos grandes eventos esportivos

AGU quer garantir segurança jurídica em grandes eventos esportivos