Programa pretende preparar 380 mil profissionais do transporte para a Copa de 2014



O programa Transporte na Copa, lançado nesta segunda-feira (21), em Brasília, tem o objetivo de qualificar mais de 380 mil profissionais do setor de transporte das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Além disso, o programa pretende desenvolver e reforçar conceitos de direção segura, qualidade na prestação de serviços, cidadania, meio ambiente, turismo, marketing pessoal e profissional, conversão de moedas e comunicação eficaz em português, inglês e espanhol.

O Transporte na Copa é uma iniciativa do sistema  de Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), vinculado à Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em Brasília, serão beneficiados 19 mil trabalhadores, entre taxistas, motoristas de ônibus urbano e de turismo, cobradores, agentes de bordo e de turismo e atendentes do setor de transporte em geral.

Para a presidente do Sindicato dos Taxistas de Brasília, Maria Bonfim, o programa dará uma grande contribuição para o aprimoramento profissional da categoria. “O taxista é o cartão de visitas de uma capital, já que recebe os primeiros turistas que chegam a Brasília”, destacou. “Eles também são formadores de opinião: com o conhecimento que têm, vão mostrando e divulgando tudo de bom da cidade. Com isso, o turista vai embora satisfeito, com uma boa imagem da cidade”, acrescentou.

Segundo Maria Bonfim, os cursos de inglês e espanhol são os mais importantes para os taxistas, que participaram de outros cursos de aperfeiçoamento profissional por meio de uma parceria do sindicato com o sistema Sest Senat. Ela acredita que, pelo menos 70% dos 7 mil profissionais do setor, devem participar da capacitação oferecida pelo Transporte na Copa.

Os cursos serão realizados durante os próximos três anos. Além de Brasília, as atividades do programa estão previstas para as cidades do Rio de Janeiro, de Natal, Recife, Fortaleza, de Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Manaus e Salvador.

O programa oferece materiais didáticos aos participantes, sendo variáveis a carga horária e a modalidade – presencial ou a distância – conforme a área de formação. Todos os cursos são gratuitos e em Brasília as inscrições devem ser feitas na unidade Sest Senat em Samambaia. Outras informações podem ser obtidas no portal do programa Transporte na Copa.


Fonte:
Agência Brasil



21/11/2011 17:15


Artigos Relacionados


Ibram diz que preparar museus para Copa de 2014 custará pelo menos R$ 500 mi

Quintanilha quer preparar setor de turismo para Copa do Mundo de 2014

País qualifica profissionais para Copa 2014

Profissionais do turismo e dos aeroportos aprenderão inglês e espanhol para Copa de 2014

SP prepara profissionais para situações de emergências químicas durante a Copa de 2014

Pronatec Copa abre inscrições nesta 3ª feira para capacitar 240 mil profissionais até 2014