Programa seleciona projetos sobre temas estratégicos de interesse nacional



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), divulgou na quinta-feira (29), o edital referente ao Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Assuntos Estratégicos de Interesse Nacional (Pró-Estratégia).

O principal objetivo do programa é estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior (IES) e de ciência e tecnologia (ICT) e demais instituições enquadráveis nos termos do edital.

O Pró-Estratégia dirige-se a instituições públicas e privadas brasileiras que possuam em seus programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) área de concentração ou linha de pesquisa em temas relativos à segurança, ao desenvolvimento e à gestão estratégica no âmbito nacional. Poderão também concorrer as instituições militares de ensino e pesquisa, centros de estudos estratégicos, institutos de pesquisa e empresas que apresentem projeto viável de implantação dessas linhas de pesquisa, desde que associados a programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu reconhecidos pelo MEC. Além disso, os projetos e equipes devem atender aos requisitos descritos no edital. As inscrições devem ser feitas até 30 de março de 2012.

Para conferir as áreas temáticas abordadas no edital, acesse o site da Capes.

Benefícios

Serão selecionados e apoiados até 25 projetos com duração máxima de 48 meses para o exercício orçamentário e 52 meses para a execução das atividades do projeto. O valor do financiamento será de até R$ 150 mil por ano, totalizando o máximo de R$ 600 mil por projeto.

São financiáveis itens como bolsas no País, com prazo de implementação e duração vinculadas ao de vigência do projeto, nas modalidades mestrado, doutorado, mestrado sanduíche e doutorado sanduíche; passagens aéreas; diárias para missões de pesquisa e docência; despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto; e bolsa de estágio pós-doutoral de pesquisadores doutores integrantes das equipes, em programas de pós-graduação com conceito igual ou superior a 5, de qualquer IES do País ou de instituições vinculadas ao projeto. O resultado será divulgado a partir de maio de 2012 e os auxílios implementados a partir de junho de 2012.

 

Fonte:
Capes



30/12/2011 14:25


Artigos Relacionados


Fundo estadual seleciona projetos que visem o interesse coletivo

Gilberto Carvalho diz que governo vai consultar mais a sociedade sobre temas de interesse do País

Programa Pró-Defesa seleciona 10 projetos

Programa Pró-Mobilidade Internacional seleciona 23 projetos

Programa seleciona projetos de desenvolvimento regional

Fundo Nacional do Meio Ambiente seleciona projetos