Programa Terra Legal inaugura segunda etapa no Mato Grosso



Nesta segunda-feira (28) o programa Terra Legal iniciou sua segunda fase no estado do Mato Grosso, com a medição de 6,04 milhões de hectares em 83 municípios até julho de 2013. Em comemoração, houve um evento para a entrega de quatro títulos urbanos  e 17 rurais ao município de Confresa.

Este é o resultado da primeira fase do programa no estado, que terminou em setembro e mediu 100,82 mil hectares. Segundo a secretária nacional do Terra Legal, Shirley Nascimento, “2012 é o ano do Mato Grosso: vamos fortalecer ainda mais a parceria para que até julho de 2013 toda área pública do estado esteja georreferenciada e pronta para titular”, afirma.

No evento foi feita a oficialização do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Associação Matogrossense de Municípios (AMM). O acordo, assinado pela secretária nacional do Terra Legal e pelo presidente da associação, Merado Figueiredo Sá, tem o objetivo de realizar ações conjuntas entre os dois órgãos, de modo a promover e apoiar a regularização fundiária.

“Essa união vai trazer mais agilidade ao processo nos municípios matogrossenses. No final, todos saem ganhando”, ressalta Merado. Para o coordenador do Terra Legal no Mato Grosso, Nelson Borges, “o acordo fortalece a parceria entre o Terra Legal e os municípios, e possibilita o contato mais direto com os posseiros”.

O programa Terra Legal vai doar quatro núcleos urbanos para o município de Confresa, sendo dois para a Vila Planalto, um para a Vila Cantagalo e um para a Vila Jacaré Valente, beneficiando cerca de seis mil pessoas. “Receber estas áreas urbanas vai melhorar a vida da população: agora o cidadão pode acessar financiamentos, investir na sua residência ou no seu negócio, deixar de ser posseiro para ser proprietário”, enumera o prefeito de Confresa, Gaspar Lazari.  “Estamos muito animados, já começamos a fazer  o levantamento oficial das vilas para podermos regularizar a região o mais breve possível”, comemora.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



28/11/2011 19:33


Artigos Relacionados


Terra Legal doa três núcleos urbanos para prefeituras do Mato Grosso

Mato Grosso sedia etapa da Conferência de Proteção e Defesa Civil

Mato Grosso iniciará primeira etapa de obras do aeroporto Marechal Rondon

TRF autoriza continuidade de demarcação de terra indígena em Mato Grosso do Sul

Ato ministerial restringe entrada em terra indígena em Mato Grosso

LÚDIO COELHO CRITICA AÇÃO DE SEM-TERRA EM MATO GROSSO DO SUL