Programa Vendas em Balcão atenderá estados do Sul atingidos pela estiagem
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará este mês duas grandes operações no âmbito do Programa Vendas em Balcão. Uma delas será destinada aos estados da região Sul, que passam por um longo período de estiagem. A outra irá atender todos os demais estados da Federação.
Cerca de 72 mil toneladas (t) de milho já se encontram em processo de remoção para os estados do Sul: 50 mil t são para o Rio Grande do Sul e outras 22 mil t são para Santa Catarina. O embarque do produto teve início no dia 12 de março e já está disponível nos armazéns da Conab. Ao todo, a companhia colocará à venda para Santa Catarina e Rio Grande do Sul 200 mil t de milho. Cada comprador individual poderá adquirir até seis t do produto, ao preço de R$ 21,00 a saca.
A operação está disponível apenas para os produtores inscritos no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e que sejam de localidades onde tenha sido declarado estado de calamidade pública. As cooperativas, para poder participar do programa, devem apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A quantidade máxima de milho que essas entidades poderão adquirir também será de seis mil toneladas.
Já a operação voltada aos demais estados brasileiros irá contar com a movimentação de 190 mil t de milho. A Conab irá solicitar os recursos necessários de transporte para a remoção do produto.
Em 2003, o programa Vendas em Balcão movimentou 25.760 t de milho, que atenderam 4.274 agricultores. E em 2011 foram 227.320 t para 78.529 produtores.
Fonte:
Conab
15/03/2012 17:44
Artigos Relacionados
Renan comemora reforço na venda de milho subsidiado a estados atingidos pela estiagem
Peixoto continua visitas a municípios atingidos pela estiagem
Wellington Dias relata visita a locais atingidos pela estiagem no PI
Governo libera venda de milho para municípios atingidos pela estiagem
Municípios nordestinos atingidos pela estiagem terão produção de leite incentivada
Agricultores familiares atingidos pela estiagem receberão mais pelo litro de leite