Proibição ao fumo em ambientes fechados está na pauta da CCJ



Entre os 24 itens da pauta da reunião que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza na manhã desta quarta-feira (22) está Projeto de Lei do Senado (PLS) 315/08, que proíbe o uso de produtos derivados do tabaco em ambientes fechados. A proposta, de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), teve voto favorável da relatora, senadora Marina Silva (PT-AC), e será ainda apreciada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde tem decisão terminativa.

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) apresentou voto favorável ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/08, que institui o Regime de Tributação Unificada na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai. Depois de retirar a chamada MP dos Sacoleiros de tramitação do Congresso Nacional, o governo federal encaminhou a matéria sob a forma de projeto de lei. A relatora opinou contrariamente às 14 emendas apresentadas pelo senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), às duas do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e à emenda do senador João Pedro (PT-AM). Tramitando em regime de urgência constitucional, a matéria está sendo apreciada simultaneamente nas Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Assuntos Econômicos (CAE).

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apresentou voto contrário à emenda aprovada pela Câmara dos Deputados ao PLS 54/04, de autoria do ex-senador Rodolpho Tourinho, que tipifica criminalmente o chamado seqüestro-relâmpago. O senador Expedito Júnior (PR-RO) pediu vista da matéria - já aprovada pelo Senado - na reunião da última quarta-feira (15).

Para tornar permanente o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/08, que mereceu voto favorável do relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), com um novo texto para o projeto. Antonio Carlos Júnior também apresentou voto favorável à PEC 87/07, de Expedito Júnior, com emendas. A PEC estipula a cooperação das Forças Armadas com ações sociais civis, como o atendimento a moradores de rua. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) pediu vista da matéria na última reunião.

Demóstenes Torres também apresentou voto favorável, com três emendas, à PEC 24/05, do senador Paulo Paim (PT-RS) e outros senadores, que cria o Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional. Já o senador Marco Antonio Costa (DEM-TO) apresentou parecer favorável à PEC 41/06, de autoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, que permite a convocação, para prestar informações às CPIs do Congresso, de titulares de entidades da administração indireta da União.



17/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proibição ao fumo em ambientes coletivos fechados divide senadores

Proposta de Jucá busca reforçar a proibição do fumo em ambientes fechados de uso coletivo

CCJ pode votar proibição do uso de produtos de tabaco em ambientes coletivos fechados

Jucá propõe definição mais precisa sobre proibição de fumo em ambientes coletivos

Lei Antifumo reduz concentração de monóxido de carbono em ambientes fechados de SP

Marina lê voto favorável a projeto que proíbe fumo em ambientes coletivos