Proibido barrar deficiente visual com cão-guia



Os deficientes visuais brasileiros terão direito assegurado de ingressar e permanecer com seu cão-guia nos veículos de transporte interestadual e internacional com origem no território brasileiro e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo. Isso é o que determina projeto de lei de autoria do senador Romeu Tuma (PFL-SP) aprovado nesta quarta-feira (8) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por unanimidade e em caráter terminativo. O parecer favorável foi elaborado pelo senador Geraldo Althoff (PFL-SC). Caso não haja requerimento para submeter o projeto à deliberação do Plenário, a matéria seguirá para exame da Câmara dos Deputados.

Para fazer jus ao direito previsto na proposta, o deficiente visual deverá portar a identificação e o atestado de sanidade do animal, o comprovante do registro deste em escola de cães-guia vinculada à Federação Internacional de Cães-guia, além do comprovante pessoal de treinamento como usuário.

Romeu Tuma destacou que a proposta teve o cuidado de não mencionar o transporte local de passageiros (no interior do município ou do estado), nem a permissão para a posse, guarda ou abrigo de cães-guia em zona urbana, inclusive em residências e condomínios, por entender que, nesses casos, trata-se de matéria que "foge à competência da União". Ele espera, contudo, que cada unidade da federação tome a iniciativa de adequar-se à legislação federal.

Segundo o projeto, constitui ato de discriminação, a ser punido com interdição e multa, qualquer tentativa de impedir ou dificultar o gozo dos direitos criados para a movimentação dos deficientes visuais acompanhados dos seus cães-guia.

Para Romeu Tuma, o objetivo da proposta é promover o livre acesso de usuários de cão-guia aos diversos ambientes de uso coletivo, em cumprimento à diretriz constitucional da máxima integração social da pessoa portadora de deficiência. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), informa o senador, há mais de 40 mil deficientes visuais no Brasil, muitos dos quais serão beneficiados pela proposta.



08/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nova caneta e régua-guia deverão facilitar escrita de deficiente visual

Unesp: Nova caneta e régua-guia deverão facilitar escrita de deficiente visual

Unesp: Nova caneta e régua-guia deverão facilitar escrita de deficiente visual

PROJETO FACILITA IDENTIFICAÇÃO DE CÉDULA POR DEFICIENTE VISUAL

Instituto recebe prêmio por criar sensor para deficiente visual

Universidade Aberta do Brasil forma primeiro estudante deficiente visual