Universidade Aberta do Brasil forma primeiro estudante deficiente visual
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) formou o primeiro estudante deficiente visual da instituição. O aluno Deividi Prussiano de Freitas, morador de Cachoeira do Sul (RS), conseguiu um diploma pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).
O curso de gestão pública é promovido pelo IFSC, mas é oferecido, por meio da Universidade Aberta, no Polo de Apoio Presencial da cidade de Cachoeira do Sul. As duas cidades estão separadas por 635 quilômetros. A solenidade de formatura foi realizada no último sábado (5).
Deividi começou a estudar formalmente apenas aos 14 anos, em 1999, quando materiais didáticos em braile chegaram à sua cidade. Em menos de dez anos, o estudante completou toda a educação básica e recebeu a indicação do polo da UAB pela professora de braile. “Fui muito bem recebido. A infraestrutura do polo é muito boa, todas as pessoas envolvidas demonstram uma dedicação enorme”, afirma.
Inspiração
Para a coordenadora do polo de Cachoeira do Sul, Rosane Brendler, a presença de Deividi causou uma pequena revolução na instituição. “A chegada de um aluno deficiente visual nos pegou de surpresa, nós não estávamos preparados. Isso serviu para apontar certas fragilidades e assim reforçarmos e melhorarmos a educação que oferecemos aqui”, explica.
A coordenadora afirma que a história de Deividi, que percorria quase 40 quilômetros do polo acompanhado de sua mãe para frequentar as aulas, é uma inspiração para todos da cidade. “A trajetória de Deividi nos encanta, nos emociona e nos mostra que esse programa veio para inclusão dos menos favorecidos”, afirma.
Deividi diz que agora quer prestar concurso para a administração pública de seu estado e espera poder fazer uma pós-graduação também no polo de Cachoeira do Sul.
Polo
Hoje, o polo de Cachoeira do Sul é a maior unidade de ensino da cidade. Conta com investimento do município, uma sede, conexão de internet de alta velocidade, e biblioteca com aproximadamente mil títulos. A cidade possui cerca de 84 mil habitantes e o Polo da UAB já atende 32 municípios diferentes.
Os dados sobre os estudantes mostram que 90% dos alunos são provenientes de escola pública e a maioria está na primeira graduação. No total, o polo atende 1.050 alunos matriculados de graduação e pós-graduação.
UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Fonte:
Capes
07/11/2011 17:20
Artigos Relacionados
Uma forma de sentir o mundo: Conheça Sérgio Florindo, deficiente visual e frequentador da Biblioteca de São Paulo
Proibido barrar deficiente visual com cão-guia
PROJETO FACILITA IDENTIFICAÇÃO DE CÉDULA POR DEFICIENTE VISUAL
Instituto recebe prêmio por criar sensor para deficiente visual
Deficiente visual pode ganhar facilidade para identificar dinheiro
Nova caneta e régua-guia deverão facilitar escrita de deficiente visual