Projeto anuncia empresas e filmes que receberão apoio para distribuição internacional



O projeto Cinema do Brasil anunciou as 10 empresas que receberão apoio financeiro para promover filmes brasileiros em salas de cinema no exterior. A iniciativa é uma parceria entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ministério da Cultura e Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

 

Cada empresa receberá US$ 25 mil para exibir e promover os trabalhos brasileiros, através de cópias e divulgação. Do valor total, US$15 mil são recursos do próprio Cinema do Brasil, como parte do convênio com a Apex-Brasil, e US$ 10 mil vêm do MRE, através de seu Departamento de Audiovisual.


Segundo André Sturm, diretor do Cinema do Brasil e idealizador do prêmio, 22 projetos foram inscritos este ano. “Os compradores, agentes de vendas e distribuidores estão apostando em produções que são exibidas em festivais de toda grandeza e é por isto que é de suma importância que os cineastas inscrevam os seus trabalhos em todos os festivais que atendam o público para os quais eles foram produzidos”, ressalta. 


Os filmes que receberão apoio para distribuição são: “Lixo Extraordinário”, de Karen Harley, João Jardim, Lucy Walker, “Os Famosos e os Duendes da Morte”, de Esmir Filho,“Do Começo ao Fim”, de Aluizio Abranches, “Carta para o Futuro”, de Renato Martins e Lula Carvalho, “Terras”, de Maya Da Rin “Em teu Nome”, de Paulo Nascimento, e Sonhos Roubados”, de Sandra Werneck. A lista das empresas está disponível no site da Apex-Brasil.


Cinema do Brasil


Idealizado em 2006, o Cinema do Brasil tem como objetivo propiciar novos mercados para distribuição de produções brasileiras e venda internacional de serviços de produção, além de valorizar a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior, gerando receita e empregos para o Brasil.

 

A iniciativa também colaborou para aumento expressivo de coproduções brasileiras. Desde a criação do projeto até julho de 2009, 73 das 147 empresas participantes indicavam que negócios entre Brasil e outros países ultrapassavam os R$ 64 milhões com a venda de 239 produtos audiovisuais. Alemanha, Canadá, Espanha e França foram os países com os quais o fluxo de negócios foi mais significativo.


Fonte:
Apex-Brasil



21/09/2010 21:05


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