Projeto anuncia empresas e filmes que receberão apoio para distribuição internacional
O projeto Cinema do Brasil anunciou as 10 empresas que receberão apoio financeiro para promover filmes brasileiros em salas de cinema no exterior. A iniciativa é uma parceria entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ministério da Cultura e Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Cada empresa receberá US$ 25 mil para exibir e promover os trabalhos brasileiros, através de cópias e divulgação. Do valor total, US$15 mil são recursos do próprio Cinema do Brasil, como parte do convênio com a Apex-Brasil, e US$ 10 mil vêm do MRE, através de seu Departamento de Audiovisual.
Segundo André Sturm, diretor do Cinema do Brasil e idealizador do prêmio, 22 projetos foram inscritos este ano. “Os compradores, agentes de vendas e distribuidores estão apostando em produções que são exibidas em festivais de toda grandeza e é por isto que é de suma importância que os cineastas inscrevam os seus trabalhos em todos os festivais que atendam o público para os quais eles foram produzidos”, ressalta.
Os filmes que receberão apoio para distribuição são: “Lixo Extraordinário”, de Karen Harley, João Jardim, Lucy Walker, “Os Famosos e os Duendes da Morte”, de Esmir Filho,“Do Começo ao Fim”, de Aluizio Abranches, “Carta para o Futuro”, de Renato Martins e Lula Carvalho, “Terras”, de Maya Da Rin “Em teu Nome”, de Paulo Nascimento, e Sonhos Roubados”, de Sandra Werneck. A lista das empresas está disponível no site da Apex-Brasil.
Cinema do Brasil
Idealizado em 2006, o Cinema do Brasil tem como objetivo propiciar novos mercados para distribuição de produções brasileiras e venda internacional de serviços de produção, além de valorizar a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior, gerando receita e empregos para o Brasil.
A iniciativa também colaborou para aumento expressivo de coproduções brasileiras. Desde a criação do projeto até julho de 2009, 73 das 147 empresas participantes indicavam que negócios entre Brasil e outros países ultrapassavam os R$ 64 milhões com a venda de 239 produtos audiovisuais. Alemanha, Canadá, Espanha e França foram os países com os quais o fluxo de negócios foi mais significativo.
Fonte:
Apex-Brasil
21/09/2010 21:05
Artigos Relacionados
Falta de acordo adia votação da MP que cria programa de apoio às empresas de distribuição de energia
Wellington Dias pede apoio para votação de projeto sobre distribuição dos 'royalties'
Ancine abre inscrição para coprodução e distribuição de filmes no exterior
Secretário do MinC defende políticas públicas para distribuição e exibição de filmes
Projeto para inovação de empresas recebe apoio da Finep
Lobão pede apoio a projeto do Sebrae para beneficiar as micro e pequenas empresas