Projeto aprovado amplia informações em documentos sobre sentenças criminais



O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei da Câmara (PLC 153/08) que determina que as certidões de atos e documentos expedidas por Ofícios do Registro de Distribuição e Distribuidores Judiciais e Extrajudiciais tragam dados completos sobre o réu e o resumo da sentença criminal. O objetivo do projeto é aprimorar a legislação em vigor e tornar mais transparentes essas certidões para evitar constrangimentos e inconvenientes a pessoas com o mesmo nome do réu. O projeto, de autoria do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), vai a sanção.

Deverão constar das certidões os seguintes dados de identificação, salvo os que não forem disponibilizados pelo Poder Judiciário: nome completo do réu; nacionalidade; estado civil; número do documento de identidade e órgão expeditor; CPF ou CNPJ; filiação; residência ou domicílio, no caso de pessoa jurídica; data da distribuição do feito; tipo de ação; ofício do registro de distribuição ou distribuidor judicial competente; e resumo da sentença criminal absolutória ou condenatória, ou seu arquivamento.

O projeto estabelece ainda que os registradores de feitos ajuizados respondam civil e criminalmente por danos causados a terceiros decorrentes da omissão desses dados nas certidões. O projeto também obriga a comunicação do teor das sentenças criminais absolutórias ou condenatórias pelos órgãos competentes, de acordo com a legislação de cada estado, para o devido registro e as anotações de praxe.

Moisés de Oliveira Nazário e Helena Daltro Pontual / Agência Senado



17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE recebe informações do governo e deve retomar discussão de projeto sobre documentos sigilosos

PROJETO DE PATROCÍNIO AMPLIA INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

Aprovado na CDR projeto sobre necessidade de documentos para hospedar crianças

Aprovado projeto que torna públicas informações sobre servidores do Senado

Aprovado projeto que amplia prazo para reclamação sobre produtos e serviços

Aprovado projeto que facilita acesso de estudantes a informações sobre obras públicas