Projeto aprovado também cria programas de incentivos para saúde e educação
O Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/2012, decorrente da Medida Provisória 563/2012, aprovado nesta terça-feira (7) pelo Senado, além da desoneração da folha de pagamento de alguns setores e da isenção de tributos a alguns produtos, também criou novos programas de incentivo e captação de recursos nas áreas da saúde e da educação.
O primeiro programa previsto no texto foi o Programa de Atenção Oncológica (Pronon), com objetivo de captar recursos para prevenção e combate ao câncer. Pela proposta, os recursos - que podem vir por meio de doações – devem ser aplicados em pesquisas, formação e treinamento de profissionais que lidam com a doença e prestação de serviços médicos e assistenciais.
Outro programa criado no PLV foi o de Apoio à Pessoa com Deficiência (Pronas) também com objetivo de captar recursos, mas para investimentos em prevenção e reabilitação da pessoa com deficiência. O programa será implementado por meio de incentivos fiscais a entidades sem fins lucrativos que ofereçam ações e serviços de reabilitação para pessoas com deficiências motoras, auditivas, visuais, mentais, intelectuais, múltiplas e de autismo.
Já para promover a inclusão digital nas escolas públicas do país, o PLV prevê o restabelecimento do programa Um Computador por Aluno (Prouca) e a criação do Regime Especial de Incentivo a Computadores para Uso Educacional (Reicomp). Com os programas, escolas e entidades assistenciais a pessoas com deficiência terão acesso facilitado aos equipamentos.
O PLV 18/2012 criou ainda um regime especial para a construção de creches e pré-escolas em que a cobrança de vários tributos como Imposto de Renda, PIS/Pasep e Cofins será unificada em uma única taxa, de 1% da receita mensal da construtora.
- Estamos dando à construção de creches e pré-escolas o mesmo tratamento que é dado ao Programa Minha Casa Minha Vida – explicou o relator da matéria, senador Romero Jucá.
Inovar Auto
Um último programa criado pelo PLV 18/2012 foi o de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículo Automotores, o Inovar Auto. O programa, com vigência até dezembro de 2017, dá incentivo à produção nacional e à melhoria do controle ambiental dos automóveis produzidos no Brasil. Entre as medidas do programa está a isenção de tributos sobre os créditos presumidos de IPI a que as empresas têm direito.
O projeto aprovado no Senado trata ainda da destinação de mercadorias não autorizados apreendidas nos portos brasileiros, da mudança de regras de preço e transferência para importação e exportação dentro do mesmo grupo econômico e da renegociação das dívidas bancárias com o parcelamento do imposto devido paulatinamente com o recebimento do efetivo pagamento.
PEC das MPs
A variedade de temas tratados no PLV 18/2012 foi questionada mais uma vez em Plenário pelos senadores da oposição. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), relator no Senado da PEC das MPs (PEC 70/2011), que altera o rito de tramitação das medidas provisórias no Congresso Nacional, destacou que dos 79 artigos da proposta, 54 faziam parte do projeto original.
- Isso significa que, na verdade, contrariando o que determina a Constituição, matérias sem a menor conexão entre si participam desta discussão, impedindo que sejam efetivamente discutidas com a profundidade que a relevância dos temas justificaria ou orientaria. São 27 temas absolutamente sem conexão entre uns e outros – acusou o senador, cobrando da Câmara dos Deputados a aprovação da PEC que, para ele, seria a única saída para o Senado e a Câmara resgatarem seu “papel legislador”.
07/08/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado projeto que cria programas de apoio à agricultura familiar e a assentamentos da reforma agrária
Aprovado projeto que cria Programa Federal de Educação de Qualidade
Planos de saúde devem oferecer incentivos para programas de envelhecimento com qualidade de vida, diz ANS
Projeto de Alcântara cria incentivos para doações de refeições
Projeto cria incentivos fiscais para empresa que contratar ex-preso
Aprovado projeto que torna crime hediondo desvio de verbas da educação e saúde