Projeto aprovado tornará mais rápida solução de processo administrativo



Projeto aprovado nesta quinta-feira (28) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) prevê que poderá ser punida disciplinarmente a autoridade responsável por processo administrativo que não adotar, no prazo devido, as providências que lhe couberem. Depois de aprovado em Plenário, o texto seguirá para sanção presidencial.

De acordo com a Lei 9.874/99, alterada pelo projeto, se não houver norma específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de força maior. Esse prazo pode ser dilatado até o dobro, desde que comprovada necessidade dessa prorrogação.

O projeto (PLC 154/08) é de autoria do deputado Márcio França (PSB-SP). Em defesa da proposta, ele afirma que, apesar de todo o avanço obtido com a Lei nº 9.874/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, "na prática ainda persistem morosidades e procrastinações nos processos administrativos, de modo que o presente projeto de lei pretende instituir maior rigor no cumprimento dos prazos, com o objetivo único de imprimir maior celeridade aos procedimentos, rumo a uma maior satisfação dos interesses dos administrados".

Na discussão da matéria, o presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou que o projeto acaba com o "embargo de gaveta". Ele cumprimentou o deputado Márcio França pela iniciativa e disse que a proposição "é muito simples, mas de muita eficácia".

O relator ad hoc foi o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

Valéria Castanho e Rita Nardelli / Agência Senado



28/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que beneficia contribuinte ao aperfeiçoar processo administrativo fiscal

Alvaro Dias diz que modernização do trabalho tornará processo legislativo mais ágil

Tuma defende solução rápida para o processo contra Renan

Via Rápida Emprego oferece mais de 7 mil vagas para cursos de assistente administrativo

TCE entrega à Mesa projeto que regula processo administrativo

Vai a Plenário projeto que unifica normas para processo administrativo fiscal