Projeto autoriza contribuinte a compensar IR devido com restituição atrasada
A pessoa física com direito à restituição do Imposto de Renda (IR) poderá utilizar o respectivo valor para compensar o IR que eventualmente tenha a pagar, conforme projeto aprovado nesta terça-feira (18) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A compensação poderá ser efetuada se a restituição de imposto, apurada na declaração de rendimentos de um exercício, não tiver sido colocada à disposição do contribuinte até 30 dias imediatamente anteriores à data fixada para apresentação da declaração de rendimento do exercício subsequente.
O autor da proposta, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), afirma que a inobservância de prazo para restituição do IR às pessoas físicas deixa ao arbítrio do Poder Executivo a devolução das quantias recebidas a maior em um ano-calendário.
Atrasos na devolução, segundo Dornelles, acarretam uma situação de extrema injustiça para o contribuinte que tenha direito à restituição em um ano e apure imposto a pagar no ano subsequente. No caso, o contribuinte será credor e devedor mesmo tempo.
Embora seja credor, se não pagar as quotas do imposto nos respectivos vencimentos, ficará sujeito ao pagamento de multa, enquanto o poder público não sofre qualquer penalidade pelo atraso na restituição.
A matéria teve votação terminativa na comissão. Caso não seja apresentado recurso para votação em Plenário, seguirá direto para a Câmara dos Deputados.
18/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado vota projeto que dá às pessoas físicas direito de usar restituição do IR para compensar débitos tributários
Contribuinte poderá sacar restituição do IRPF a partir do dia 15
Contribuinte que antecipar restituição do IR deve ficar atento a taxas de juros
Contribuinte pode cadastrar celular para receber informações sobre restituição do IR
Projeto permite uso do FGTS para quitar prestação atrasada de financiamentos habitacionais
Simon apresenta projeto para compensar a desoneração das exportações