Senado vota projeto que dá às pessoas físicas direito de usar restituição do IR para compensar débitos tributários



A sonhada restituição do Imposto de Renda poderá ter uma utilidade a mais. O senado vota nesta terça-feira (13) o PLS 334/06, de autoria do senador César Borges (PR-BA), que permite ao contribuinte pessoa física utilizar a restituição a que tenha direito para pagar débitos tributários.

VEJA MAIS

Com voto favorável do senador Pedro Simon (PMDB-RS), a matéria está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e será apreciada em caráter terminativo, seguindo para a Câmara dos Deputados, se aprovada.

O tema da restituição ganhou destaque nesta semana com a divulgação de notícias dando conta da possibilidade de a Receita Federal estar retendo, por prazo fora do habitual, o imposto descontado a mais na fonte. A medida estaria sendo tomada para amenizar a queda na arrecadação de tributos.

Em sua justificação, Borges assinala que o encontro de contas entre a administração tributária e o contribuinte, mediante compensação, vem possibilitando a redução do passivo tributário, ao mesmo tempo em que facilita a vida do cidadão. Ele argumentou que a evolução técnica e aperfeiçoamentos legais levaram à criação, no âmbito federal, de um sistema prático, seguro e racional que, de forma automatizada, permite o controle dos pedidos de compensação feitos pelo contribuinte pessoa jurídica.

"Parece-nos contraditório, no entanto, que seja negada ao contribuinte pessoa física a utilização, para fins de compensação, do saldo a restituir apurado na declaração de ajuste do Imposto de Renda", diz o senador.

Ricardo Icassatti / Agência Senado



09/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saldo da restituição do IR poderá quitar débitos tributários

CAE vota projeto que reduz alíquota do IR de pessoas físicas

Pessoas físicas podem consolidar débitos no Refis da Crise até quarta-feira (31)

Projeto autoriza contribuinte a compensar IR devido com restituição atrasada

CAE vota correção no Imposto de Renda de Pessoas Físicas

Receita prorroga prazo para declaração de débitos e créditos tributários até quarta