Projeto autoriza União a doar glebas Maiká e Cristalino ao estado de Mato Grosso



O projeto de lei que autoriza a União a doar ao estado de Mato Grosso as áreas de domínio federal nas glebas Maiká e Cristalino/Divisa foi aprovado nesta quarta-feira (2) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). Apresentado pelo Executivo, o projeto - que visa encerrar o conflito fundiário existente nesses locais - ainda tem de ser votado no Plenário do Senado.

VEJA MAIS

Em seu relatório sobre a matéria, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) reitera que o projeto "tem como objetivo pôr fim a dois grandes litígios judiciais entre a União e o estado de Mato Grosso". Segundo ela, a regularização fundiária das duas glebas é esperada há mais de 20 anos pela população dessas localidades.

Serys ressalta que, devido à insegurança jurídica proveniente da indefinição da situação fundiária, os moradores enfrentam toda sorte de dificuldades, notadamente os produtores rurais locais, que não conseguem obter linhas de financiamento bancário.

A senadora lembrou que a gleba Maiká está situada quase que totalmente no município de Marcelândia, enquanto a gleba Cristalino/Divisa se localiza no município de Chapada dos Guimarães.

Antes de chegar ao Senado, onde tramita como PLC 14/10, esse projeto foi aprovado na Câmara sob a forma do PL 5.536/09. Já no Senado, o texto foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e, agora, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



02/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova doação das glebas Maiká e Cristalina ao estado de MT

Aprovada autorização para União doar áreas de seu domínio em Mato Grosso

Comissão decide sobre doação de terras da União ao estado de Mato Grosso

TRF autoriza continuidade de demarcação de terra indígena em Mato Grosso do Sul

Agricultura autoriza alteração no calendário de vacinação de bovinos no Mato Grosso

Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso