PROJETO CRIA O PAS PARA INSTITUIÇÕES NÃO CREDENCIADAS COMO UNIVERSIDADES



As instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e não credenciadas como universidades deverão reservar vagas de acesso, na forma de avaliação seriada anual, para os candidatos que estejam cursando o ensino médio, de acordo com projeto de lei apresentado pelo senador José Roberto Arruda (PSDB-DF).
O número de vagas a ser reservada no Programa de Avaliação Seriada Anual (PAS), segundo o projeto, não poderá ser inferior a 25% das vagas totais. O programa, que já existe na Universidade de Brasília (UnB) permite que o aluno tenha acesso ao ensino superior sem precisar fazer vestibular, desde que seja selecionado por uma banca examinadora destinada a analisar o desempenho do estudante ao longo de todo o segundo grau.
Para o líder do governo no Senado, o PAS é uma experiência vitoriosa e bem recebida por professores e alunos, uma vez que dá chances a todos os estudantes, principalmente os de baixa renda, a entrarem numa universidade. Além disso, a seu ver, o programa permite minimizar a influência de fatores externos - inclusive emocionais - sobre o processo de avaliação da capacidade individual.
Caso o projeto venha a ser aprovado, as universidades terão prazo de cinco anos para se adequarem ao PAS. Caberá ao Ministério da Educação estabelecer os critérios e as normas pelas quais será implementado o novo sistema de seleção.

24/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE examina projeto que cria PAS para instituições não credenciadas como universidades

Instituições credenciadas

Fapesp: Relação de instituições credenciadas para escolha de novo membro do Conselho Superior

Fapesp: Relação de instituições credenciadas para escolha de novo membro do Conselho Superior

Irregularidades em instituições credenciadas ao Prouni são investigadas pelo MEC

Aprovado projeto que cria canal de TV a cabo para universidades