PROJETO DE ÁLVARO DIAS PREVÊ PLEBISCITO PARA PRIVATIZAÇÃO DE EMPRESAS DE ENERGIA E ÁGUA



O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou projeto que prevê a realização de plebiscito sobre a privatização de empresas de energia elétrica e de saneamento. O senador esclareceu que não é contra a prática da privatização, mas considera predador o modelo adotado no país. Por isso, é favorável a que a sociedade decida sobre as medidas do governo.
- Meu projeto pretende impedir que uma empresa de energia ou de água seja privatizada sem consulta popular. O projeto institui o plebiscito como condição básica para que qualquer governo possa iniciar o processo de privatização das empresas nesse setor. É claro que muitas delas já foram privatizadas, restam algumas. Nós pretendemos com esse projeto exatamente debater o assunto e quem sabe até dificultar a privatização das empresas que ainda restam - explicou.
O parlamentar acrescentou que, durante décadas, o poder público investiu pesado nas áreas de energia elétrica e saneamento e que grande parte da dívida externa brasileira se deve aos financiamentos que foram contratados para sanar problemas desses setores. Para o senador, não se justifica que o governo transfira agora para o setor privado empresas estratégicas e de fundamental importância para a população, depois que grandes investimentos foram feitos e que custos sofreram significativas amortizações.

24/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE DIAS PREVÊ PLEBISCITO SOBRE PRIVATIZAÇÃO DE EMPRESAS DE ENERGIA E ÁGUA

ÁLVARO DIAS QUER PLEBISCITO PARA PRIVATIZAÇÃO DE ENERGIA E SANEAMENTO

ÁLVARO QUER PLEBISCITO PARA PRIVATIZAÇÃO DE ENERGIA E SANEAMENTO

Álvaro Dias sugere pacto para aprovação de leis contra a privatização do setor de energia

Audiência discutirá projeto que impede privatização de cinco empresas de energia

Álvaro Dias quer acabar com suspensão de fornecimento de energia, água e telefone