Projeto de capacitação pretende melhorar a vida de pescadores sergipanos



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe promove programa que incentiva a criação de uma rede comercial pesqueira de produtores rurais de Brejo Grande, cidade localizada a 135 km de Aracaju (SE). O objetivo é desenvolver uma matriz agroecológica do pescado com bases sociorganizativas no município sergipano.

O projeto, idealizado em 2010, abrange toda a comunidade pesqueira da localidade, além de beneficiar os povoados de Carapitanga, Resina-Saramém e Brejão dos Negros. Dados do Ministério de Pesca e Aquicultura revelam que 60% da produção de pescado nacional é proveniente do trabalho de pescadores artesanais. A produção anual brasileira fica em torno de 500 toneladas.

Para desenvolver a ação foram realizadas oficinas com os moradores e fóruns com as lideranças locais, com o intuito de diagnosticar as necessidades de capacitação nos povoados e na sede do município. A partir daí tiveram início cursos para promover a melhoria do processo de produção e a organização dos trabalhadores.

Uma primeira turma de 50 alunos termina ainda este mês o curso de informática básica. Ainda estão previstos, de acordo com o diagnóstico das comunidades, formações em projetos de pesca e em agroecologia. De acordo com a coordenadora do projeto, Mary Nadja Santos, a ação se estrutura em uma nova abordagem de planejamento pesqueiro e visa a autogestão das economias locais. “Nossa meta é o aumento da eficiência dos fatores de produção e promoção de soluções tecnológicas diferenciadas”, explica.

Com previsão de se estender até, pelo menos, meados de 2013, ele é realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participam da iniciativa 19 pessoas, dentre pesquisadores, bolsistas do CNPq e voluntários.

 

Fonte:
Ministério da Educação



17/01/2012 15:33


Artigos Relacionados


Pronatec amplia vagas para capacitação de pescadores e aquicultores

Governo ampliará vagas para cursos de capacitação de pescadores e aquicultores

Consulado dos Estados Unidos em SP pretende melhorar atendimento aos brasileiros

Campanha por uma alimentação saudável pretende melhorar hábito dos brasileiros

Patrícia Saboya pretende melhorar escolha de livros didáticos

Projeto de Valadares autoriza extensão da UFS em municípios sergipanos