Projeto de Cristovam amplia programa de avaliação seriada



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pretende aprovar projeto de lei (PLS 116/06) determinando que pelo menos metade dos alunos selecionados para ingresso nas universidades federais seja escolhida com base em programas de avaliação seriada anual, realizados ao longo do Ensino Médio.

O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e prevê que serão selecionados os alunos classificados com base na média de provas aplicadas no final de cada um dos três anos do Ensino Médio. Ele dá o prazo de dois anos, após a publicação da lei, para a adaptação das universidades públicas a essa mudança. O projeto receberá decisão terminativa na Comissão de Educação (CE).

Cristovam diz que esses programas foram implantados pioneiramente pela Universidade de Brasília e pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), estendendo-se hoje por pouco mais de uma dezena de universidades federais, além de algumas estaduais e municipais, com resultados promissores. Daí seu interesse em generalizar a iniciativa por todas as universidades mantidas pelo poder público.

Esses programas de avaliação seriada consistem na aplicação de exames realizados em três etapas, ao final de cada série do ensino médio. De acordo com o senador, eles se caracterizam como alternativa sistemática e gradual para a seleção dos futuros estudantes do Ensino Superior, em contraste com a "natureza episódica e enciclopédica" dos vestibulares tradicionais.

Do ponto de vista pedagógico, Cristovam afirma que as vantagens dessa mudança são muitas. E cita a redução da tensão imposta aos candidatos; a valorização do conhecimento adquirido logo após sua assimilação; a redução da carga de conteúdo curricular a ser avaliado em cada exame; e o estímulo ao estudo mais sistemático por parte dos estudantes.

- Adicionalmente, a adoção de exames seriados tem o potencial de proporcionar maior eqüidade no acesso ao Ensino Superior, uma vez que evita a intermediação dos famosos cursinhos preparatórios, condicionados à possibilidade de pagar dos estudantes e suas famílias.

O projeto de Cristovam não detalha o formato dos programas de avaliação seriada, os mecanismos de articulação com as escolas de Ensino Médio nem os pesos e conteúdos específicos dos exames. Esses aspectos, de acordo com o parlamentar, deverão ser definidos por cada instituição, considerando suas especificidades e as peculiaridades de sua clientela.



19/06/2006

Agência Senado


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