Comissão examina projeto que institui avaliação seriada na escolas superiores
Arruda explica que a Universidade de Brasília implantou o sistema há alguns anos e o processo de seleção tem apresentado bons resultados, permitindo que alunos mais pobres, que freqüentam o segundo grau em escolas públicas, tenham acesso aos cursos superiores federais. O projeto dá um prazo de cinco anos para que as universidades públicas adotem o novo sistema.
A avaliação seriada da Universidade de Brasília, conforme José Roberto Arruda, foi bem recebida por alunos e professores e os primeiros alunos selecionados já cursam o segundo ano - eles fizeram a primeira prova há cerca de cinco anos. Além disso, a seu ver, o programa permite minimizar a influência de fatores externos - inclusive emocionais - sobre o processo de avaliação da capacidade individual.
A Comissão de Educação também examinará nesta terça (dia 8) projeto do deputado Vic Pires Franco (PFL-PA) que inclui obrigatoriamente nos currículos de primeiro e segundo graus a matéria "Informática". A proposta conta com parecer favorável do relator, senador Nilo Teixeira Campos (PSDB-RJ), e, se aprovada no Senado, será encaminhada à sanção do presidente da República.
Consta ainda da ordem do dia da Comissão de Educação projeto da deputada Rita Camata (PSDB-ES) e do ex-deputado Hélio Bicudo destinado a oferecer gratuitamente uma cesta de alimentos a todas as crianças de até 7 anos e às suas mães. A ajuda será entregue pelo mesmo sistema que atualmente garante merenda escolar nas escolas públicas. A proposta cria o Programa Nacional de Apoio à Infância, a ser mantido com verbas do orçamento federal.
04/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Educação discute implantação do Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Projeto de Cristovam amplia programa de avaliação seriada
Comissão Diretora examina projeto que institui Programa Carbono Zero no Senado
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EXAMINA PROJETO QUE INSTITUI SERVIÇO DE TELEVISÃO COMUNITÁRIA
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EXAMINA PROJETO QUE INSTITUI ESTUDO DE DIREITOS HUMANOS PARA POLICIAIS
Avaliação seriada da USP acontece dia 9