Projeto de Cristovam criou Dia da Leitura para estimular crianças e jovens
O calendário brasileiro passou a contar com a comemoração do Dia Nacional da Leitura e da Semana Nacional da Leitura, no dia 12 de outubro, de acordo com a Lei 11.899/09. O autor do projeto que deu origem à lei, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), afirmou que a iniciativa estimulará a convivência da sociedade brasileira com a produção literária do país.
- Além de marcar a festividade já consagrada do Dia da Criança, esse dia abrigará, também, o Dia Nacional da Leitura e a Semana da Leitura, com a intenção de enfatizar junto à sociedade brasileira a importância do cultivo do amor aos livros desde a infância - defendeu o senador.
O estímulo à leitura também deverá mudar um quadro que preocupa o Ministério da Educação. Hoje, apenas 26% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos conseguem ler e entender um livro, de acordo com as conclusões do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional.
Ao lado das dificuldades de leitura, faltam bibliotecas nas escolas públicas. De acordo com dados do Ministério da Educação, apenas 19,4% das escolas do ensino fundamental têm uma biblioteca e as que possuem, em sua maioria, reservaram uma sala pequena e sem atrativos para construir ali o espaço que deveria servir de incentivo à leitura.
Com a inclusão do Dia da Leitura no calendário das datas comemorativas, o país passou a ter cinco momentos de celebração nesta área: o Dia Mundial do Livro (23 de abril), o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil (2 de abril), o Dia da Leitura (12 de outubro), o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia Nacional do Livro (29 de outubro).
Sylvio Guedes / Jornal do Senado
13/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Juventude: Projeto Oficina de Leitura leva livros para jovens da Febem de Itaim Paulista
CCJ aprova criação de fundo para estimular a leitura
Cristovam elogia projeto de ensino de ética para jovens
Cristovam defende cumprimento da lei que criou o piso salarial nacional para os professores
Expedito quer incluir crianças de rua em projeto para proteção de jovens
Projeto SOS - Bombeiros já atendeu mais de 10 mil crianças e jovens