Projeto SOS - Bombeiros já atendeu mais de 10 mil crianças e jovens
O programa foi implantado pela Secretaria de Segurança Pública em 2003
O projeto SOS - Bombeiros no resgate da cidadania, que tem como objetivo a inclusão social de crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 15 anos, por meio de arte, educação e ensinamento de valores, já atendeu mais de 10 mil jovens carentes. O programa foi implantado pela Secretaria de Segurança Pública em 2003, em parceria com a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, em 23 municípios do Estado.
Segundo o tenente Miguel Jodas, da área de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, neste ano participarão do programa cerca de dois mil garotos e garotas. “Eles praticam as atividades durante um ano, porém, alguns podem ficar até dois anos, quando os pedagogos avaliam que o período não foi suficiente e que vale a pena investir mais”, ressalta Jodas.
As atividades realizadas possuem caráter socioeducativo e visam o fortalecimento de vínculos pessoais e familiares, desenvolvimento da cidadania, auto-estima, autonomia e desempenho escolar. O programa abrange crianças e adolescentes que estão com baixo desempenho escolar, risco de evasão ou que foram encaminhamento por Conselhos Tutelares, e é destinado as famílias com renda inferior a dois salários mínimos. “Percebemos que as crianças melhoram no convívio social, na escola, em casa e com os amigos”, afirmou o tenente.
Miguel Jodas disse que a cada ano são realizadas atividades diferentes, como pintura, maquetes, passeios ao zoológico, parque Hopi Hari, além de palestras sobre saúde e higiene bucal. Ele lembra que os participantes recebem vale-transporte, refeição e lanche.
O tenente informou que na Capital os jovens são atendidos em cinco unidades (Sé, Itaquera, Jabaquara, Guarapiranga e Santo Amaro) e que o projeto é realizado em mais 22 municípios do Estado. Citou como exemplos as cidades de Caraguatatuba, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e São Carlos.
Inscrição
Para se inscrever, o interessado deve ir a um dos postos do Corpo de Bombeiros e levar cópia do RG ou Certidão de Nascimento, xerox da carteira de vacinação, comprovante de endereço, duas fotos 3X4, comprovante de matrícula da escola e xerox do RG do responsável, que deve levar um comprovante de rendimento – uma vez que participam do SOS Bombeiros, pessoas com rendas de até 2 salários mínimos.
Na Capital as inscrições podem ser feitas:
Sé:
Praça Clóvis Beviláqua, 421
Telefone: 3242-0977
Itaquera:
Rua Osvaldo Bucci, 154
Telefone: 6746-5872
Jabaquara:
Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, 3305
Telefone: 5588-0333
Guarapiranga:
Avenida Robert Kennedy, 3686
Telefone: 5669-2832
Santo Amaro:
Rua Henri Dunant, 116
Telefone: 5181-0140
Da Secretaria de Segurança Pública
01/11/2008
Artigos Relacionados
Projeto social da Força Nacional já atendeu mais de 35 mil pessoas
Jovens e crianças são os mais afetados pelos desastres naturais
Iris quer mais proteção para crianças e jovens
Crianças e jovens de Salesópolis participam de projeto “Brigada Mirim”
Expedito quer incluir crianças de rua em projeto para proteção de jovens
Projeto de Cristovam criou Dia da Leitura para estimular crianças e jovens